Tarso promete reajuste a policiais, mas pedirá para PF investigar protestos

30

Governador pediu para a categoria não “perder a cabeça”

O governador Tarso Genro admitiu, nesta sexta, que considera o salário dos policiais gaúchos “uma vergonha” e prometeu a um grupo de servidores da Segurança que pretende reajustar os vencimentos da categoria ainda este ano. As declarações ocorreram no 5º Distrito Naval, em Rio Grande, onde ele recebeu ao lado do ex-governador Olívio Dutra  a Medalha Ordem do Mérito Naval, Grau de Grande Oficial.

Tarso, contudo, pediu para os policiais não “perderem a cabeça”, se referindo aos protestos com barreiras realizados desde o início do mês, com uso de pneus e fogo, em estradas. Segundo o governador, isso tira a legitimidade da manifestação. O chefe do Executivo gaúcho informou que pedirá para a Polícia Federal investigar os atos. Para Tarso, se for comprovada a participação de integrantes da Brigada Militar, será uma mancha na história da corporação.

Já passa de dez o número de protestos por melhores salários para a Brigada Militar (BM), no Estado, neste mês. Somente nesta sexta-feira, foram quatro registros. Um deles ocorreu em Gravataí, no km 18 da ERS 118, próximo à entrada para o Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Em seguida, pneus foram queimados na avenida Getúlio Vargas, em frente à prefeitura de Alvorada. A terceira barricada desta sexta ocorreu no km 26 da BR 392, em Rio Grande, na zona Sul do Estado. A Polícia Rodoviária Federal informou que houve bloqueio total da pista por uma hora. Por volta das 5h, manifestantes atearam fogo a pneus no km 107 da BR 158, em Palmeira das Missões.

 

Fonte: Carmen Ziebel / Correio do Povo