Registrados novos protestos de policiais militares no Estado

29

PRF encontrou camiseta da BM na BR 471, em Santa Vitória do Palmar

Manifestantes queimaram pneus, na noite dessa segunda-feira, no km 665 da BR 471, em Santa Vitória do Palmar, no Sul do Estado. A ação integra uma série de protestos que reivindicam melhores salários para os policiais militares gaúchos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram encontradas faixas e uma camiseta da Brigada Militar (BM) com os dizeres: “BM, 173 anos e o pior salário do Brasil”. O trânsito ficou em meia pista por cerca de 15 minutos.

Em Canoas, na região Metropolitana, o protesto ocorreu no km 441,7 da BR 386. Segundo a PRF, cerca de 15 pneus queimavam obstruindo totalmente o trânsito por volta das 4h desta terça-feira. No local foram deixados cartazes com os dizeres “ BM/RS O pior salário do Brasil, PEC 300 já “ e “Realmente governador, eles tem um salário vergonhoso“. A rodovia ficou bloqueada por cerca de uma hora até a total limpeza com o auxílio do corpo de bombeiros de Canoas.

O presidente da Associação de Cabos e Soldados do Rio Grande do Sul, Leonel Lucas, ficou surpreso ao saber da camiseta encontrada na BR 471. Segundo ele, foi feita uma reunião com policiais de todas as regiões do Estado e ficou definida a suspensão dos protestos por cinco dias, a contar da última sexta-feira. Lucas alertou que alguém pode estar querendo culpar os policiais. Na madrugada dessa segunda  já havia ocorrido dois protestos, em Santiago e em Lajeado.

A categoria quer um calendário de reajustes para os anos de 2011, 2012, 2013 e 2014. O índice oferecido pelo governo foi de 11,5%, sendo que mais da metade do percentual já foi concedida em março: 6,32%. O governo promete mais 4,65% em outubro e aplicar o mesmo índice, outra vez, em março de 2012. Os policiais querem um calendário de reajustes até 2014.


  Nesta madrugada, protesto ocorreu na BR 386, em Canoas / Foto: Divulgação PRF / CP

Bookmark and Share

Fonte: Jerônimo Pires / Rádio Guaíba e Correio do Povo