Segurança em debate na Capital

39

A 1 Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) foi aberta ontem e segue até hoje no Ritter Hotel, em Porto Alegre. O encontro reúne oficiais de todos os estados para debater assuntos relacionados à segurança pública e trocar experiências. A realização do evento na Capital ocorre em homenagem aos 174 anos da Brigada Militar, celebrados hoje. O comandante geral da BM, coronel Sérgio Roberto de Abreu, destacou a integração entre as forças de segurança estaduais. “Podemos, assim, buscar atividades conjuntas e operacionais.”

O secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Airton Michels, destacou a importância da troca de informações entre as corporações. “Cada estado tem experiências diferentes e boas. É a melhor forma de cooperação no combate à criminalidade. É bom para todos.”

SP: Polícia cidadã e gestão

Para se obter sucesso no combate à criminalidade é necessário investimento em segurança pública, gestão eficiente do setor e efetiva prática de polícia comunitária e cidadã, com respeito aos direitos humanos. A receita foi dada ontem pelo comandante-geral da PM de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, na 1 Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das PMs e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG), na Capital.

Segundo o oficial, a eficácia também é obtida por infraestrutura operacional moderna das forças policiais, com equipamentos e tecnologias de ponta e melhoria salarial do efetivo. Citou a instalação de tablets nas viaturas, renovação da frota e adoção de sistema de radiocomunicação digital que impede a escuta pelos criminosos. O comandante destacou que, em 12 anos, os índices de criminalidade caíram 73% em São Paulo.

Correio do Povo