Oposição pressiona por precatórios

33

A autorização do pagamento da dívida da União para com a CEEE, feita quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff, abriu uma discussão sobre a utilização do dinheiro na oposição ao governo de Tarso Genro. Os deputados argumentam que o Piratini deve utilizar a verba para quitar outras dívidas do Estado. A destinação de recursos para pagamentos de precatórios é uma das ideias do deputado Frederico Antunes (PP). O progressista também citou o piso nacional para o magistério e a previdência como destinos possíveis para a verba.

“A Justiça já definiu que o Estado tem que pagar o piso nacional ao magistério. Na hora que os professores começarem a entrar individualmente na Justiça, requerendo pagamento, só vai aumentar a dívida em precatórios do Estado”, afirmou Antunes. Segundo ele, parte dos recursos também deveriam ser destinados à infraestrutura de rodovias estaduais que, por vezes, impedem o “desenvolvimento do Estado”.

O deputado Edson Brum (PMDB) engrossou o coro pelo remanejo de recursos para pagamento de precatórios. “Tarso teve mais sorte do que juízo, ganhou uma bolada de dinheiro e deveria usar parte destes recursos para pagar os milhares de gaúchos que esperam por anos o pagamentos de seus precatórios”, disse. Além de também citar o piso para os professores e investimentos em estradas, Brum disse que Tarso deveria encarar como prioridade melhorar o salário da Brigada Militar.