Segurança recebe verba federal

38

Reforço nas fronteiras, qualificação para a Copa do Mundo e atenção à saúde dos policiais são os principais destinos prometidos para verba de R$ 11,2 milhões garantida pelo governo federal para a segurança gaúcha. A estimativa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) é de que os recursos, oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), comecem a ser aplicados em seis projetos até o final do ano.

O anúncio do investimento do Ministério da Justiça foi feito ontem pelo titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Airton Michels. O secretário apontou a criação de dois núcleos de acompanhamento psicológico para os servidores da segurança como uma das medidas mais importantes que serão implementadas. Cerca de 50% da verba já está no caixa do governo estadual e a estimativa é de que o restante seja encaminhado até junho.

– Com esses recursos só não podemos construir prédios. Mas eles nos permitem agilizar todas as outras ações e também a qualificação dos nossos policiais – disse Michels.

O prazo para a aplicação dos recursos do Pronasci é de três anos, enquanto a verba do Fundo Nacional deve ser investida em até dois anos. Para reforço nas fronteiras, a secretaria está finalizando projetos para pleitear uma verba adicional de R$ 20,1 milhões da União.

ZERO HORA