Curso no 7º RPMon aprimora técnicas

45

Capacitação para atuar durante a Copa envolve 150 policiais militares

Policiais militares de 11 municípios da área de atuação do 7 Regimento de Polícia Montada (7 RPMon), de Santo Ângelo, participam de capacitação para atuar durante a Copa do Mundo de 2014. O treinamento, que se estende até novembro, envolve cinco turmas com 30 integrantes cada. Os PMs aprimoram técnicas de abordagens, condução de presos, gerenciamento de situações de alto risco, policiamento em estádios de futebol, recursos humanos e isolamento de local de crime.

Nas ruas da cidade, é constante a presença dos policiais que estão reforçando a segurança. Quem anda na área central de Santo Ângelo encontra praticamente um policial militar em cada esquina. Nos bairros, barreiras e abordagens pessoais e veiculares ocorrem dia e noite. Para o capitão PM Itamar Walter, o curso é importante, pois a Região das Missões será um corredor do turista argentino que virá para o Rio Grande do Sul assistir à Copa. “Além disso, nossa região é turística, devido às Ruínas de São Miguel das Missões, Patrimônio da Humanidade, e no intervalo dos jogos os visitantes aqui estarão”, ressalta o oficial. A Fundação de Turismo das Missões também promoverá, em 2013, um curso de qualificação para que os PMs conheçam a história e os atrativos turísticos locais e regionais.

O comandante do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 7 RPMon, tenente Joaquim Monteiro, que ministra aulas de abordagem e situação de alto risco, afirma que o curso serve para manter o condicionamento dos policiais. “O efetivo se mantém condicionado tecnicamente e em condições de, quando acionado, dar maior resposta na ocorrência, considerando que os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil, especialmente ao Rio Grande do Sul”, frisa.

Na última quinta-feira, o Pelotão realizou um treinamento tático de invasão de local de risco. A atividade ocorreu em um prédio abandonado próximo à estação ferroviária de Santo Ângelo.

Fonte: Correio do Povo