Artigo: Dia da Polícia Militar

51

A palavra “polícia”, do latim politia, significa “governo de uma cidade, administração, forma de governo”. Mas a denominação moderna conferiu-lhe um sentido particular: “polícia”, passou a representar a ação de um governo, de ordem jurídica, visando resguardar a sociedade de violações e crimes.

Segundo algumas fontes a policia brasileira teve sua origem no período colonial, pois eram os colonos que defendiam as feitorias litorâneas e estabeleciam a ordem, garantindo a posse da terra. A primeira tropa armada foi organizada em São Vicente, SP, em 1542, com o objetivo de expulsar os espanhóis que ameaçavam a capitania. Hoje em especial minha homenagem vai para a antiga Guarda Civil e todas as Polícias Militares, cuja data comemorativa é 03 de setembro.

Embora minha vivência e convivência tenha sido apenas com a Brigada Militar sei que a maioria das Polícias Militares são regidas por regulamentos arcaicos sempre mais punitivos que disciplinadores. Para integrar a Polícia Militar milhares de jovens passam por um processo seletivo que inclui prova teórica, por exames médicos, testes psicológicos e muito mais.

A maioria dos Policiais Militares é digna de credibilidade e confiança da população pois executam seu serviço da maneira correta, sempre colocando a lei e a razão em primeiro lugar.

Não achei frase mais adequada para traduzir o significado de Polícia Militar que “Lembrada no ônus, esquecida no bônus”. Pois ao menos neste dia, 03 se setembro, devemos nos lembrar da instituição Polícia Militar e, por conseguinte do Policial Militar que nos protege muitas vezes com o sacrifício da própria vida.

Parabéns Polícia Militar, parabéns Policiais Militares!!!!

Por Dagoberto Valteman
2º Sgt RR BM