Funcionalismo estadual debate melhoria no serviço público em Caxias do Sul

26

O Governo do Estado apresentará, nesta terça-feira (18), o seminário do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) em Caxias do Sul. A atividade será realizada, no Personal Royal Hotel (Rua Garibaldi, 153), a partir das 9h. O objetivo do encontro, coordenado pela Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), é expor aos servidores públicos o trabalho que está sendo implementado em termos de melhorias e modernização dos processos e estruturas do serviço público estadual.

Na oportunidade, os servidores poderão apresentar sugestões para integrar o Programa. Para participar das atividades, os servidores devem preencher a ficha de inscrição disponível www.pdi.rs.gov.br. Ao todo, serão disponibilizadas 300 vagas. O evento será aberto ao público em geral.

A titular da Sarh, Stela Farias, afirma que a medida parte do diagnóstico de que a administração pública apresenta disfunções estruturais que reduzem sua capacidade de atender com rapidez e segurança desde suas próprias rotinas, até as políticas públicas que são demandadas pela sociedade. “O PDI pretende superar o modelo burocrático da administração estadual focado na modernização do serviço público. A meta da Sarh é trabalhar globalmente para dar continuidade à formulação e implementação de um programa que seja capaz de articular ações dispersas, com base em diretrizes comuns e transversais nas áreas de compras públicas, patrimônio do Estado e recursos humanos”, destacou.

O último seminário do PDI ocorrerá em Porto Alegre, no dia 20 de dezembro. Já foram realizados seminários em Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santana do Livramento, Santa Rosa e Santa Cruz.

Programa de Desenvolvimento Institucional
O PDI trabalhará com os quatro eixos: a gestão de processos, envolvendo mapeamento, desenho ou redesenho, implantação e acompanhamento; gestão de recursos humanos por competências; desenvolvimento e gestão dos sistemas de informação e adequação da infraestrutura de TI do Estado; gestão das estruturas físicas necessárias à realização dos processos, adequadas à gestão de pessoas e dos sistemas.

Programação
Manhã

9h – credenciamento e distribuição de material do evento;
9h30 – cerimônia de abertura – secretário adjunto Leonardo Kauer, diretores da Sarh e autoridades locais;
10h – palestra inaugural na área da Gestão Pública;
10h30 – apresentação do Programa de Desenvolvimento Institucional da Sarh
11h – debate e questionamentos com o público;
12h – almoço
Tarde
13h45 – apresentação dos Programas de Recursos Humanos (ProSer), Codipe e Rede Escola de Governo);
14h45 – apresentação do Programa de Gestão do Patrimônio do Estado (Otimizar) e de Gestão de veículos;
15h45 – intervalo;
16h15 – apresentação do Programa de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas (Fornecer);
17h15 – aplicação do questionário da pesquisa e avaliação do evento;
17h45 – encerramento das atividades.

Texto: Rodrigo Machado
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Postado por Comunicação DEE ASSTBM