BM forma 34 salva-vidas em comemoração ao dia da categoria

45

 Novos agentes atuarão durante dois meses e meio na Operação Golfinho

Em comemoração ao dia do salva-vidas, celebrado nesta sexta-feira, a Brigada Militar (BM) realizou a formatura de 34 profissionais temporários. A cerimônia, que teve a participação de secretários estaduais e de representantes da corporação, ocorreu próximo a guarita 178, em Tramandaí, no Litoral Norte. Em virtude da chuva, a competição prevista para o evento teve que ser cancelada. Mesmo assim, a solenidade contou com a entrega de diversas medalhas, placas, certificados e homenagens aos presentes.

Distribuídos em quatro filas, os novos agentes atuarão durante os dois meses e meio da Operação Golfinho da BM, nas praias do Litoral Norte, Sul e nas Águas internas no interior do Estado. De acordo com o coordenador do curso de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros, major Ricardo Gonzáles, as aulas tiveram duração de 20 dias e treinamento teórico e prático de 200 horas/aula. “Eles estão aptos a atuar em qualquer região e podem atender as demandas que irão surgir no período de verão”, declarou. Os novos agentes deverão atuar até o final do mês de março.

Durante a formatura, o secretário de estadual de Segurança Pública, Airton Michels, destacou as múltiplas atividades realizadas pela BM. “Ela está presente tanto nos momentos difíceis mas também nos momentos de alegria. Por isso eu saúdo estes novos salva-vidas e revelo que poucos foram os momentos em que eu me senti gratificado em entregar medalhas a pessoas que salvam vidas”, destacou.

Já o comandante geral da BM, Sérgio Roberto de Abreu, saudou a participação da corporação e do Corpo de Bombeiros nos municípios do Litoral Norte, destacando a importância da Operação Golfinho. “A operação, hoje, é mais que uma ação no Litoral, é o reordenamento da Brigada a qualquer ação que traga prejuízo ao cidadão”, disse.

O evento teve ainda a entrega de medalhas da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), realizada pelo presidente da entidade, coronel Joel Prates Predoso. Na ocasião, ele destacou a importância da prevenção e explicou o trabalho desenvolvido pelo grupo na prevenção e diminuição dos afogamentos. “O afogamento não é um acidente, e por isso é necessária a prevenção, mas mesmo assim nada substitui o papel de um salva-vidas”, disse.

A cerimônia teve a presença do secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, do subcomandante-geral da Brigada Militar, Coronel Altair de Freitas Cunha, do chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Valmor Araujo de Mello, do comandante do CRPO/Litoral, coronel Altemir Folgiarini Ferreira, do comandante do Corpo de Bombeiros (CCB), coronel Guido Pedroso de Melo, além de representantes municipais e autoridades.

Fonte: Gisiane Santos / Correio do Povo

Postado por Comunicação ASSTBM

A ASSTBM parabeniza os recém formados e todos os demais salva-vidas pela data transcorrida