Tarso anuncia novo comando da Brigada Militar

78

thumbCoronel Fábio Duarte Fernandes assume no lugar do coronel Sérgio Abreu

O governador Tarso Genro anunciou, em cerimônia no final da manhã desta quinta-feira, a nova cúpula da Brigada Militar (BM). Eles devem assumir nesta sexta-feira, no Palácio Piratini. O atual comandante da corporação, Sérgio Abreu, deixa o cargo para se aposentar. O coronel Fábio Duarte Fernandes assume a vaga.

Em um rápido pronunciamento na porta da ala residencial, o governador anunciou ainda os nomes do coronel Silanus Mello para subcomandante, o coronel Alfeu Freitas para o Estado Maior da Brigada Militar e o coronel Oscar Moiano para a Casa Militar.

Fábio Fernandes era subchefe de operações da Casa Militar. Ele é militante do Partido dos Trabalhadores (PT) e trabalhou na Assembleia Legislativa (AL) e na Prefeitura de Porto Alegre, onde comandou a Guarda Municipal. O policial acredita que o seu trabalho político não irá prejudicar no relacionamento com a tropa. Já o secretário de Segurança Pública (SSP), Airton Michels, disse que a carreira do coronel acrescenta na qualidade do trabalho da Brigada Militar. Fábio começou o atual governo como major. Em pouco mais de um ano conseguiu subir dois postos e chegar a coronel. Ele foi beneficiado por causa da mudança na regra das promoções, que foi elaborada pelo governo Tarso Genro.

O coronel Silanus Melo comandava o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). O coronel Alfeu Freitas era o titular do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Os dois nomes são conhecidos como operacionais na Brigada Militar. Segundo o secretário Michels, ainda não se sabe quem serão os titulares dos comandos. A decisão deve ser tomada nos próximos dias. Já o coronel Moiano era o coordenador da Defesa Civil do Estado. O órgão é de responsabilidade da Casa Militar, por isso, a coordenadoria continuará sob sua missão.

Fonte: Jerônimo Pires / Rádio Guaíba

Postado por: Comunicação DEE ASSTBM