Força Nacional será enviada a cinco Estados em meio a protestos

39

Justificativa dos governos é reforçar a segurança durante a Copa das Confederações

Em nota divulgada na noite desta terça-feira, o Ministério da Justiça informou que vai enviar tropas da Força Nacional para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Distrito Federal. Segundo o órgão, os estados e o Distrito Federal pediram reforço por sediarem jogos da Copa das Confederações. O tempo de permanência das tropas vai depender dos próprios estados.

• Confira mais notícias sobre os protestos

A assessoria do ministério destacou que “o perfil da Força Nacional é conciliador, mediador e não repressor”. A tropa é formada por policiais e bombeiros de todos os estados brasileiros, que são convocados para atuar em situações especiais. O envio das tropas responde ao momento de pressão social em vários estados do país. Os protestos, que começaram contra os aumentos das passagens de ônibus, tornaram-se um grande movimento contra a corrupção, a má qualidade dos serviços públicos e os gastos com a Copa do Mundo de 2014. 

Uma série de manifestações mobilizou dezenas de milhares de brasileiros em todas as capitais do Brasil e cidades periféricas nesta segunda-feira, inclusive Porto Alegre. Os protestos iniciaram de forma pacífica, mas o fim da noite de segunda e a noite desta terça tiveram imagens de confrontos e violência entre polícia e grupos menores de participantes. Os maiores contingentes reunidos ocorreram em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Fonte: Correio do Povo

Postado por Comunicação DEE ASSTBM

População tomou as ruas das capitais e grupos menores protagonizaram violência  Crédito: Miguel Schinchariol/AFP/CP
População tomou as ruas das capitais e grupos menores protagonizaram violência
Crédito: Miguel Schinchariol/AFP/CP