PEC que desvincula o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar

70

Representantes do Corpo de Bombeiros propõem alterações na PEC que separa a corporação da Brigada Militar

O deputado Pedro Pereira, autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 225/2013 que desvincula o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, recebeu nesta quarta-feira (10) o Major Rodrigo Dutra, Coordenador do Núcleo de Oficiais Bombeiros da Associação de Oficiais da Brigada Militar, o Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros e Ubirajara Ramos, Coordenador Geral da Associação de Bombeiros do Rio Grande do Sul (ABERGS). Os representantes do Corpo de Bombeiros se colocaram à disposição para promover ajustes no texto da PEC, tendo em vista que buscam a sua desvinculação da Brigada Militar. Entretanto, eles defenderam a permanência do caráter militar da corporação.

Desde a tragédia da boate Kiss em Santa Maria e, mais recentemente, o infortúnio ocorrido no Mercado Público de Porto Alegre, os debates sobre os recursos utilizados pelos bombeiros no combate a incêndios estão cada vez mais em pauta. De acordo com os representantes dos bombeiros, a desvinculação oferece autonomia administrativa e financeira necessária para o aperfeiçoamento da carreira dos integrantes da corporação, além de um volume maior de recursos para investimentos em equipamentos e infraestrutura.

Pereira se sensibilizou com os pedidos dos bombeiros para elaboração da PEC. O parlamentar conseguiu 32 assinaturas das 19 assinaturas necessárias à tramitação da matéria no Parlamento. A proposta será analisada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir a votação em plenário. Para ser aprovada pela Assembleia Legislativa e virar lei, a PEC precisa passar por dois turnos e receber 33 votos em plenário.

O deputado explicou que a emenda busca reorganizar suas atividades na condição do órgão. “A sociedade tem direito a bombeiros com profissionalismo, autonomia de gestão, equipamentos adequados e carreira própria. O bombeiro precisa encontrar sua identidade, aproximar-se da sociedade,buscando uma consciência e participação solidária na comunidade”, concluiu.

Renata Leite

Fonte: http://dutra911.blogspot.com.br/2013/07/pec-que-desvincula-o-corpo-de-bombeiros.html?spref=fb

Postado por Comunicação DEE ASSTBM

Leia a PEC na íntegra

http://proweb.procergs.com.br/consulta_proposicao.asp?SiglaTipo=PEC&NroProposicao=225&AnoProposicao=2013

Crédito da foto: Taís Pereira
Crédito da foto: Taís Pereira