Corpo de Bombeiros – Instrutores de nível internacional

104

A força de vontade, o interesse e os cursos de formação de ótima qualidade dão condições aos bombeiros gaúchos de driblar adversidades de equipamento e de efetivo. Em Porto Alegre, a Escola de Bombeiros é considerada uma ilha de excelência, com instrutores de nível internacional, selecionados para dar aula em outros países, incluindo o Japão.

Dentro da realidade do Rio Grande do Sul, os três níveis de cursos – formação, especialização e civil – preparam os alunos para as mais diversas situações. “A prova de que os nossos profissionais têm bom nível de formação está no sucesso de atendimento do incêndio do Mercado Público. Tentamos oferecer as mais avançadas técnicas”, explica o comandante da Escola de Bombeiros, major Jarbas Ávila.

As especializações são em áreas como emergência pré-hospitalar, prevenção contra incêndio, busca e salvamento e salvamento em altura e resgate. Na sede da escola, localizada na rua Silva Só, em Porto Alegre, há equipamentos que simulam situações reais, como tanque para treinamento aquático, viaturas, casa de fumaça, torre e outros itens de padrão internacional.

Conforme um dos instrutores, tenente Paulo Fanfa, que dá aula de segurança no trabalho, o bom treinamento proporciona tranquilidade ao profissional para fazer o melhor uso do material, mesmo que seja escasso. “Quando tem uma ocorrência, sabe atuar com eficiência sob pressão.” O colega tenente José Augusto Dornelles acrescenta que a técnica possibilita ao bombeiro a escolha das melhores decisões em situação de risco. “É automático.”

Fonte: Correio do Povo

Postado por Comunicação DEE ASSTBM

Tenente diz que técnica leva à melhor decisão em caso de risco Crédito: André Ávila
Tenente diz que técnica leva à melhor decisão em caso de risco
Crédito: André Ávila