Em Caxias do Sul a situação do Corpo de Bombeiros é considerada boa, se comparada com municípios do mesmo tamanho no Rio Grande do Sul. O comandante do 5˚ Comando Regional de Bombeiros (5˚ CRB), tenente-coronel Ricardo França, observa que o município conta atualmente com cinco quartéis localizados nos bairros Desvio Rizzo (atende a zona Oeste), Cruzeiro (zona Leste), Pôr do Sol (zona Norte) e Centro. A quinta unidade está sediada no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani e atende a Sul.
Com relação a viaturas e equipamentos de proteção individual, França diz que a situação é boa.
“Todos os quartéis contam com um caminhão de combate a incêndios, além dos demais equipamentos necessários. Já a unidade central possui três caminhões, sendo que um fica de reserva”, explica o comandante.
França destaca que o maior problema em Caxias do Sul envolve os recursos humanos. A defasagem atinge 40%. Ele lembra que, mesmo com a recente incorporação de 30 novos soldados, o efetivo está abaixo do recomendado.
Porém, mesmo com esse déficit de pessoal, o comandante informa que o sistema de prevenção a incêndios no município funciona muito bem, destacando que em 2012 os bombeiros vistoriaram mais de 3 milhões de metros quadrados. Ainda com relação ao trabalho de prevenção, informa que em outubro de 2014 o sistema aplicado na cidade será apresentado na Alemanha. Ele comenta que até o final deste ano um novo caminhão será adquirido com recursos oriundos do Fundo de Reequipamento Corpo de Bombeiros (Funrebom).
Fonte e fotos: Correio do Povo
Postado por Comunicação DEE ASSTBM

