Situação boa em Caxias do Sul

60

Em Caxias do Sul a situação do Corpo de Bombeiros é considerada boa, se comparada com municípios do mesmo tamanho no Rio Grande do Sul. O comandante do 5˚ Comando Regional de Bombeiros (5˚ CRB), tenente-coronel Ricardo França, observa que o município conta atualmente com cinco quartéis localizados nos bairros Desvio Rizzo (atende a zona Oeste), Cruzeiro (zona Leste), Pôr do Sol (zona Norte) e Centro. A quinta unidade está sediada no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani e atende a Sul.

Com relação a viaturas e equipamentos de proteção individual, França diz que a situação é boa.

Todos os quartéis contam com um caminhão de combate a incêndios, além dos demais equipamentos necessários. Já a unidade central possui três caminhões, sendo que um fica de reserva”, explica o comandante.

França destaca que o maior problema em Caxias do Sul envolve os recursos humanos. A defasagem atinge 40%. Ele lembra que, mesmo com a recente incorporação de 30 novos soldados, o efetivo está abaixo do recomendado.

Porém, mesmo com esse déficit de pessoal, o comandante informa que o sistema de prevenção a incêndios no município funciona muito bem, destacando que em 2012 os bombeiros vistoriaram mais de 3 milhões de metros quadrados. Ainda com relação ao trabalho de prevenção, informa que em outubro de 2014 o sistema aplicado na cidade será apresentado na Alemanha. Ele comenta que até o final deste ano um novo caminhão será adquirido com recursos oriundos do Fundo de Reequipamento Corpo de Bombeiros (Funrebom).

Fonte e fotos: Correio do Povo

Postado por Comunicação DEE ASSTBM

Equipamentos novos
Equipamentos novos
Cidade serrana conta com caminhão em cada um dos cinco quartéis
Cidade serrana conta com caminhão em cada um dos cinco quartéis