Uniforme para enfrentar o calor

285

Além dos criminosos, o outro ‘inimigo’ era a temperatura elevada, que deve ser amenizada com o uso da farda de verão

Após décadas usando um uniforme nada apropriado para temperaturas extremas, como as que têm sido registradas em Porto Alegre nos últimos dias, a Brigada Militar resolveu inovar e dar um alento ao seu efetivo. Em um projeto-piloto, na próxima segunda-feira será lançado o fardamento de verão, semelhante ao usado pelos policiais militares que atuam na Operação Golfinho, no Litoral.

Inicialmente, 40 brigadianos irão usar o fardamento, composto de camiseta branca com o logotipo da instituição, bermuda bege e sandálias abertas, além do equipamento de proteção individual — colete à prova de balas. Durante o período em que a tropa estiver usando o uniforme, o Instituto de Pesquisas da corporação irá avaliar a opinião dos PMs a respeito da mudança.

Em um primeiro momento, apenas os policiais que fazem o patrulhamento no Centro, na orla do Guaíba e no Parque da Harmonia — áreas de atuação do 9˚ BPM —, usarão o fardamento de verão. No Parque da Redenção não haverá PMs com este uniforme, pois neste lugar existe o policiamento de bicicletas, onde o efetivo tem um uniforme diferenciado.

Conforme o comandante-geral da BM, coronel Fábio Fernandes, essa flexibilização da postura institucional leva em consideração os fatores climáticos extremos, que têm sido registrados ultimamente.

O oficial ressalta que o mote é proporcionar conforto aos servidores, sem prejudicar o andamento do serviço.

O comandante interino do 9˚ BPM, major Francisco Vieira, lembrou que com o forte calor, o fardamento atual, com jaqueta, calças compridas e coturnos, faz com que os PMs, que fazem patrulhamento a pé, tenham uma sensação térmica perto dos 50 graus, causando um desgaste físico enorme. “Levamos a ideia ao comando, que a atendeu”, afirmou. “Em princípio, trata-se de um projeto-piloto, mas creio que dará certo e poderá se estender ao policiamento de outros parques, por exemplo”, comentou.

Segundo o comando da Brigada Militar, esta é a primeira vez que os PMs usam um uniforme de verão em Porto Alegre. O fardamento diferenciado, específico para os meses de calor, ressaltam policiais, surgiu nas décadas de 1950 e 1960, e servia para uso exclusivo no policiamento das praias. A partir de 1970, quando a instituição assumiu a função de salvamento aquático e policiamento ostensivo, criando a Operação Golfinho, o uso foi adotado em todas as praias, sendo usado até os dias atuais.

Além da novidade do uniforme, na segunda-feira, a corporação receberá 156 novas viaturas, destinadas ao policiamento ostensivo. Os automóveis se destinam às unidades da região Metropolitana, Vale do Sinos e à Capital. A Capital receberá 28 viaturas e os demais automóveis serão distribuídos nas cidades da Grande Porto Alegre e do Vale do Sinos.

Fonte e foto: Jornal Correio do Povo

Postado por Comunicação DEE ASSTBM

Bermudas, camiseta e sandálias passam a ser a farda dos brigadianos que patrulham o Centro
Bermudas, camiseta e sandálias passam a ser a farda dos brigadianos que patrulham o Centro