PM decide encerrar greve em Pernambuco

85

16486764Projeto de cargos e carreiras será encaminhado à Assembleia Legislativa

15/05/2014 | 20h57
Policiais militares e bombeiros de Pernambuco decidiram encerrar a greve, durante assembleia, no início da noite desta quinta-feira. Eles voltarão ao trabalho imediatamente e um canal de negociação será aberto com o governo. Também será encaminhado, à Assembleia Legislativa, um projeto de cargos e carreiras para a categoria, bem como de incorporação do risco de vida ao salário. A proposta deverá ser votada até 30 de julho, segundo acordo firmado com o governo.

“Estou me sentindo na guerra”, diz fotógrafa em Recife

Mais cedo, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Frederico Neves, determinou o fim da greve e o retorno imediato ao trabalho. Com a decisão, o governo de Pernambuco disse que não negociaria com policiais e bombeiros militares em greve.

A paralisação começou na noite de terça-feira. Segundo a Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Pernambuco, 80% do efeitvo aderiu à greve. Entre 18 reivindicações, os policiais militares e bombeiros pedem melhores condições de trabalho; reajuste salarial de 50% para soldados e de 30% para oficiais retroativo a janeiro deste ano; aprovação de um novo plano de cargos e carreira; fim da pena de prisão prevista no Código Disciplinar; exigência de curso superior para admissão de novos militares; pagamento de uma gratificação para quem fizer cursos de especialização, além do aumento do valor do tíquete-refeição.

Força Nacional está no Estado. O acordado foi que permaneceria até o fim da paralisação, mas, em entrevista ao programa Voz do Brasil, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, destacou: “Ficaremos o tempo que for necessário até o estabelecimento da ordem”.

Sem a presença da Polícia Militar, Recife viveu hoje um dia de insegurança. Várias lojas foram saqueadas, desde a noite de terça.

Vídeo feito por fotógrafa mostra presença do Exército nas ruas de Recife:

*Agência Brasil

Com greve de PMs, Força Nacional vai atuar em Pernambuco

Ministério da Justiça autorizou o envio das tropas ao Estado no terceiro dia da paralisação de bombeiros e policiais militares 

Ministério da Justiça autorizou nesta quinta-feira o envio de homens daForça Nacional de Segurança Pública para Pernambuco, a pedido do governador João Lyra Neto. Na última terça, policiais e bombeiros militaresdecretaram greve em todo o Estado. Eles reivindicam reajuste salarial e do quantitativo de alimentação e melhorias no hospital da Polícia Militar.

Em portaria publicada no Diário Oficial da União, a Força Nacional está autorizada a permanecer em Pernambuco pelo período necessário, até o encerramento da greve, para atuar em ações de segurança e ordem pública. Segundo o subtenente Ricardo Lima, diretor da Associação dos Praças de Pernambuco (Aspra), uma passeata será realizada nesta manhã até o Palácio Campo das Princesas, sede do governo. Ele disse que, em reunião na tarde de ontem, o governo propôs fazer um estudo no plano de carreira e investimentos na corporação, mas não sinalizou com aumento salarial.

O governo de Pernambuco disse, em nota, que “no ano de 2011 foi realizada uma negociação entre o governo do Estado e os policiais e bombeiros militares, tendo sido pactuado os reajustes para os anos de 2012, 2013 e 2014, o que foi aprovado por toda a categoria. Deste acordo, somente neste ano de 2014 todos militares terão 14,55% de reajuste, o que representa praticamente três vezes a inflação do período”. Para esta quinta-feira, é aguardada a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Com a greve dos policiais, a noite de quarta-feira foi marcada por saques na cidade de Abreu e Lima, no Grande Recife. Além de lojas arrombadas e furtadas, também houve registro de saques a pelo menos dois caminhões edepredação de ônibus em trecho da BR-101. Envolvidos foram presos. Universidades federais decidiram cancelar as aulas no turno da noite de ontem em função do clima tenso na região.

*Agência Brasil

ZERO HORA