PMs Mascarados? Brigadianos usaram balaclava antichama para se proteger de coquetéis molotov, diz coronel

153

No protesto de domingo, em Porto Alegre, manifestantes reclamaram que parte dos policiais estaria “mascarada”

No protesto contra a Copa de domingo, em Porto Alegre, antes do jogo entre França e Honduras, manifestantes reclamaram que alguns policiais estavam “mascarados”. Por baixo do capacete e da viseira, os agentes usavam um tecido negro que cobria o rosto, deixando apenas os olhos à mostra.

Nesta segunda-feira, o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Silanus Mello, explicou que cerca de 300 policiais vestiam “balaclavas antichamas”. Como um capuz, a peça, semelhante a dos pilotos de Fórmula 1, cobre a cabeça, rosto e pescoço.

— É um equipamento de proteção do policial. Como eles (manifestantes) jogam coquetel molotov, a nossa tropa tem de estar protegida para não sofrer lesão. Se não jogassem coquetel, não precisaríamos usar — diz Silanus.

Ele refutou qualquer possibilidade de a balaclava ter sido utilizada para ocultar as faces dos policiais. Ainda afirmou que, caso a Brigada Militar dispusesse do material em quantidade suficiente, todo o batalhão utilizaria como proteção.

— Os policiais estavam identificados com o número no capacete e o nome no peito. O brigadiano não precisa mostrar o rosto — afirmou.

Convocado pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público, o protesto de domingo reuniu cerca de 50 pessoas no Monumento ao Expedicionário, na Redenção. Depois de uma assembleia, o grupo rachou e cerca de 20 pessoas saíram em caminhada. A intenção era se aproximar do estádio Beira-Rio, mas a Brigada Militar, com grande efetivo, restringiu a movimentação, limitando a caminhada à região da Cidade Baixa.

Silanus explicou que o grande número de policiais é importante para evitar atos agressivos. Com a técnica da “superioridade de força”, a polícia acredita que intimida os manifestantes, conseguindo dissuadi-los da intenção de protestar com métodos violentos.

O ato de domingo terminou sem o registro de conflitos.

Fonte:  Carlos Rollsing

Jornal Zero Hora

Postado por Comunicação DEE ASSTBM

Obs: A foto é meramente ilustrativa

balaclava  antichama