Agentes dão as costas a prefeito de NY em funeral de policial assassinado

48

15004328Wenjian Liu foi morto por vingança contra mortes de jovens negros.
Chefe de polícia havia pedido respeito durante ‘funeral de um herói’.

Apesar das advertências do chefe de polícia de Nova York, William Bratton, agentes voltaram a dar as costas ao prefeito Bill De Blasio neste domingo (4), durante discurso feito no funeral do policial assassinado Wenjian Liu.

Eles repetiram o gesto praticado no enterro do também policial Rafael Ramos no último sábado. Ramos e Liu foram assassinados no dia 20 de dezembro pelo afro-americano Ismaaiyl Brinsley como forma de vingança à brutalidade das autoridades que matou dois jovens negros – Eric Garner e Michael Brown.

Sábado o prefeito apareceu de surpresa na primeira das cerimônias depois de Bratton emitir um comunicado interno no qual lembrava aos subalternos que “o funeral de um herói é um momento de aflição, e não de queixa”. Nenhum agente então protestou contra De Blasio.

“Não é uma ordem ou uma ameaça com expedientes disciplinas. Mas uma lembrança de que quando vestem o uniforme deste departamento, se comprometem com a tradição, a honra e a decência”, acrescentou Bratton no comunicado.

No entanto, alguns agentes ignoraram hoje as recomendações do chefe. Segundo os sindicatos da polícia, o apoio do prefeito às manifestações contra a brutalidade policial favoreceu o clima de revolta que levou Brinsley a matar Ramos e Liu.

Em seu discurso, De Blasio pediu para que todos recuperem o espírito de conciliação e harmonia, algo que considera como uma característica de uma das cidades mais cosmopolitas do mundo.

O prefeito também destacou a trajetória de Liu e o agradeceu por “servir e fazer mais segura a cidade que amava (Nova York)”.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, participa do funeral do agente Wnjian Liu, no domingo (4) (Foto: AP Photo/John Minchillo)
O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, participa do funeral do agente Wnjian Liu, no domingo (4) (Foto: AP Photo/John Minchillo)
G1