Atraso dos salários de servidores do RS não passa de abril, diz líder do governo

93
Líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB) disse que não há outra alternativa Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB) disse que não há outra alternativa
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Deputado Alexandre Postal diz que se não for neste mês, será no próximo

O tão falado atraso no pagamento dos salários do funcionalismo público do Estado do Rio Grande do Sul está cada vez mais perto. Segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB), a medida pode ser tomada já na folha de pagamento de março.

“Nós estamos na expectativa que possamos ainda passar o mês de março, mas com muita dificuldade. Se ultrapassar março, (será) abril”, afirmou.

Segundo Postal, não há mais alternativa para conseguir honrar com os compromissos financeiros. Ele citou os depósitos judiciais e o caixa único como eventuais possibilidades de recursos, mas que estão sem dinheiro.

Ainda não há uma definição de como seria paga a folha com o atraso. Uma das possibilidades seria pagar parte dos salários em dia e o restante no dia 10 do mês seguinte.

O deputado Jorge Pozzobom (PSDB) que é da base do governo, considera a medida impopular. No entanto, não vê alternativa. “Nenhum governante quer atrasar salário, mas temos que trazer a realidade de como Tarso Genro deixou o Estado”, disse.

O deputado Jeferson Fernandes (PT) reclama da falta de transparência do governo para explicar e debater soluções para a crise financeira do Estado. “Queremos uma justificativa plausível e transparente, mas até agora não veio nenhum número de que é necessário (o atraso)”.

O Palácio Piratini não confirma nem nega atraso do salário já na folha de pagamento em março. A Secretaria da Fazenda ainda aguarda o comportamento da receita para saber se poderá pagar todos os salários. A partir da próxima semana já será possível saber o impacto dos protestos dos caminhoneiros na economia gaúcha.

Uma decisão oficial do governo sobre o pagamento em dia ou com atraso do salário de março sairá até o dia 20, data em que a folha é fechada. O secretário da Fazenda tem se reunido com as bancadas de partidos da base aliada para explicar a situação financeira do Estado. Giovani Feltes também pretende convidar os partidos de oposição.

Rádio Gaúcha