Sartori viaja a Brasília para reuniões com ministros do STF

43
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Na pauta do governador, estará a crise financeira do Estado e o parcelamento de salários

De última hora, o governador José Ivo Sartori viajou para Brasília na tarde desta terça-feira, para participar de reuniões com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a situação financeira do Estado — com foco noparcelamento de salários. As audiências foram confirmadas somente no início da tarde, por isso o deslocamento imediato.

Para quarta-feira, está prevista a retomada do julgamento pelo STF sobre alegalidade do atraso dos vencimentos e, principalmente, com relação às consequências do descumprimento da ordem judicial, que pode gerar uma intervenção federal no Estado.

Estava prevista para esta terça uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, que foi remarcada a pedido do Palácio do Planalto. Em virtude do adiamento do encontro, ainda não está confirmada a permanência do governador em Brasília durante esta quarta-feira.

Na segunda-feira, após reunião de mais de três horas com membros do Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça, Sartori anunciou que um grupo de trabalho vai ser criado com dois representantes de cada órgão para buscar soluções à crise financeira do Estado.

O governador disse que entende as manifestações democráticas que ocorreram em todo o RS nesta segunda-feira, mas voltou a pedir “muita compreensão” de todos os gaúchos.

ZERO HORA