Servidores da BM e da Polícia Civil devem boicotar desfiles de 20 de setembro na Capital

46

farroupilhaEntidades ainda não divulgaram o número de servidores que devem participar do ato

As entidades que representam os servidores da Segurança Pública devem boicotar os desfiles de 20 de setembro, em Porto Alegre, em função da crise financeira do Estado. O Comando da Brigada Militar deve se reunir hoje à tarde para discutir, entre outros temas, o efetivo e que servidores devem participar do desfile. Mas associações que representam os PMs já informaram que orientou a boicotarem o ato, marcado para a manhã de domingo na avenida Edvaldo Pereira Paiva.

“Não temos nada a comemorar, e até por uma questão de economia de combustível, horas-extras para os servidores, a gente está orientando os policiais a não participarem. Respeitamos a tradição farroupilha, mas não temos o que comemorar”, disse Aparício Santellano, presidente da Associação dos Sargentos, Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM).

Na Polícia Civil, a Associação que representa os delegados (Asdep) já confirmou que não vai participar dos desfiles. A Ugeirm Sindicato, que representa inspetores, escrivães e investigadores da Polícia Civil, orientou os servidores a não comparecerem ao ato. A reportagem procurou a Polícia Civil, que informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que já há um esquema para o desfile, com um contingente enxuto de policiais.

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, não teme protestos durante o ato, admite que as manifestações são legítimas.

“Nós entendemos que a sociedade tem o direito fazer o protesto. Mas confiamos que isso deve ocorrer dentro de um limite de razoabilidade. O desfile de 20 de setembro é um protesto cívico da sociedade gaúcha. Não é um momento de governos”, afirmou. Cerca de 2,5 mil pessoas devem desfilar ao longo do evento.

Fonte:Eduardo Paganella / Rádio Guaíba