“Quem cuida das finanças aqui somos nós”, diz presidente da Assembléia a governo Sartori

42
Presidente da AL disse que não foi procurado pelo governador para tratar do assunto Foto: Caetanno Freitas  / Agência RBS
Presidente da AL disse que não foi procurado pelo governador para tratar do assunto
Foto: Caetanno Freitas / Agência RBS

Nesta terça-feira, Giovani Feltes sinalizou que o governo não garante o repasse integral de pagamentos no fim ano aos demais poderes

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB), reagiu de forma ríspida às declarações do secretário da Fazenda, Giovani Feltes, que sinalizou, nesta terça-feira, que o governo pode não garantir o repasse integralde verbas no fim ano aos demais poderes.

– O Poder Legislativo é um Poder independente. Quem cuida das finanças aqui somos nós, e não o Executivo – disse, em entrevista no gabinete da presidência da Casa nesta terça-feira.

Conforme Brum, a presidência da Assembleia ainda não foi procurada para conversar sobre o assunto:

– Tenho certeza de que se houver alguma iniciativa nessa área o governador José Ivo Sartori vai nos ligar e nós vamos conversar. Vamos esperar um posicionamento oficial e tentar manter a harmonia.

O Piratini irá pagar o 13º salário dos servidores do Executivo sob a forma de empréstimo junto ao Banrisul, em nome do funcionário, medida que também poderia ser aplicada aos demais poderes. Na manhã desta terça, Feltes sinalizou a possibilidade de atraso no 13º durante entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha:

— Não podemos afirmar que teremos dinheiro para que os outros poderes possam cumprir o pagamento das suas folhas de 13º. A continuar a situação como está, dificilmente teríamos condições de repassar o dinheiro no montante necessário para que eles possam pagar a folha de pagamento (de dezembro) e, também, o 13º.

Frente às dificuldades financeiras, Sartori tenta convencer os chefes do Judiciário, Ministério Público, Legislativo, Tribunal de Contas e Defensoria Pública a adotarem a mesma alternativa.

Feltes também não garantiu o pagamento integral dos salários, que deve cair na conta dos servidores na quinta-feira, mas disse acreditar ser possível cumprir com o compromisso:

— Fica difícil fazer qualquer previsão. Estamos contando os centavos.

* Zero Hora