Região Central envia 24 PMs à Capital para reforçar policiamento durante operação

35

17174638Necessidade se dá em função do combate à violência fruto da disputa de criminosos por pontos de tráfico de drogas

O 2º Batalhão de Operações Especiais (2º BOE), da Região Central do Estado, encaminhou à Capital 24 Policiais Militares (PMs) em seis viaturas na noite de domingo (21). Eles vão reforçar o efetivo durante a 4º edição da Operação Avante. É um dos seis pelotões do BOE que ficam em Santa Maria. Cerca de 80 PMs do BOE permanecem na cidade.

A necessidade do reforço se dá em função do combate à violência fruto da disputa de criminosos por pontos de tráfico de droga na região dos bairros Vila Jardim, Bom Jesus, Rubem Berta e Santa Tereza.

Conforme a coronel Worney Mendonça, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), os PMs devem permanecer em Porto Alegre por até uma semana. Durante esse período, Santa Maria passará a contar com 239 PMs e oito viaturas – há uma defasagem de quase 60% no efetivo e de quase 90% nas viaturas.

O comandante Worney explica que a ida dos policiais a Capital não deve ser motivo de preocupação para os moradores dos 29 municípios da Região Central, pois o BOE é uma tropa reserva do comando e as ações policiais são planejadas tendo em vista tanto a presença do batalhão quanto a ausência dele.

“O nosso planejamento na cidade de Santa Maria e região é realizado já prevendo situações de possíveis deslocamentos de batalhões aqui do município”, diz.

Há três Batalhões de Operações Especiais no Estado. Por uma questão estratégica, eles ficam em Santa Maria, Passo Fundo e Porto Alegre.

GAÚCHA SM