Posto da Brigada Militar é fechado no Parque da Redenção, na Capital

112

11741254Comandante do 9º BPM alega estratégia de gestão, e não corte de gastos, para o fechamento da unidade

O posto da Brigada Militar localizado no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, encerrou as atividades nesta quarta-feira. A unidade funcionava desde a década de 1980. As informações são da Rádio Gaúcha.

Conforme o comandante do 9º Batalhão da BM, tenente-coronel Marcus Vinicius Gonçalves de Oliveira, trata-se de uma estratégia de gestão e não corte de gastos. Ele afirma que esse modelo de unidade já não se faz mais necessário, pois servia numa época em que as pessoas precisavam ir até os postos para pedir informação ou ajuda.

— Aquele posto trazia uma falsa sensação de segurança. Para se ter uma ideia, o restaurante que fica ao lado já foi assaltando duas vezes. É que o policial precisa ficar dentro do local e muitas vezes não enxerga, além de não poder sair, já que há rádios e outros equipamentos — destaca.

O comandante garante que os cinco policiais que trabalhavam no posto, um por turno e um para substituição nas folgas, continuarão no parque fazendo rondas.

— Vai refletir para a própria comunidade. Os policiais vão poder exercer atividade de polícia ostensiva. Não vai ficar dentro do posto tendo que passar ocorrências no local pelo rádio — sustenta.

Oliveira adianta que outras mudanças poderão acontecer na área de atuação do 9º BPM, que atende principalmente à área central de Porto Alegre. Uma que está em estudo é a alteração de local da 1ª companhia do 9º BPM, que fica na Rua José Montaury. O argumento é que o prédio e a localização são inadequados.

ZERO HORA