Secretário Jacini detalha Sistema Integrado de Segurança Pública

127

thumbSISP conta com 15 políticas para o setor que contemplam 106 ações, das quais 70 em andamento

O secretário estadual de Segurança Pública, Wantuir Jacini, detalhou nesta quarta-feira durante a reunião almoço Tá Na Mesa, na sede da Federasul, em Porto Alegre, o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). O SISP, com 15 políticas para o setor que contemplam 106 ações, das quais 70 estão em andamento, prevê uma maior participação e capacitação das guardas municipais, interligação das redes de videomonitoramento e adoção de uma doutrina única. “Estamos na fase de construção partindo da experiência existente”, explicou o secretário.

O secretário acrescentou que o tema está sendo discutido com a Famurs e também com as prefeituras e câmaras de vereadores. “Cada um vai apresentar suas sugestões e condições”, observou, lembrando que nada será imposto.

Na avaliação de Wantuir Jacini, o SISP visa em síntese “retirar do isolamento o esforço que hoje já é feito pelos municípios, que já tem de uma a três atividades de segurança pública, como guarda municipal, fiscalização de trânsito e monitoramento”.

Jacini destacou que o RS tem 26 municípios com guardas municipais e outros 106 dotados de videomonitoramento. Essas cidades serão agora convidadas à fazerem parte do SISP. “Esse esforço está totalmente isolado, não se comunica, não se integra”, constatou.

Wantuir Jacini ressaltou ainda que o papel das guardas municipais é de policiamento preventivo conforme o estabelecido pela legislação. Nesse sentido, ele assinalou que é preciso ocorrer uma integração com a Brigada Militar. O secretário considerou também que a experiência do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) em Porto Alegre precisa ser expandida para todo o RS. A otimização dos esforços, previu, deve resultar em maior efetividade no combate à criminalidade.

Correio do Povo