Brigadianos dão banho e compram roupas para morador de rua que dorme perto da companhia

287

19272898BMs da 2ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar da Capital vão fazer até festa de aniversário para Silvio Guaraci Soares Rocha, 55 anos, que vive pelas ruas de Porto Alegre

Um morador de rua da Capital passou por uma verdadeira transformação, nessa quinta-feira, graças a uma ação inusitada dos policiais da 2ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar.

Os BMs deram roupas, sapato, escova de dente, cortador de unhas, um banho e cortaram o cabelo e a barba de Silvio Guaraci Soares Rocha, 55 anos, morador de rua do Centro de Porto Alegre, que se tornou amigo dos brigadianos e ganhou até mesmo o apelido de “sargento”.

— Ele vai todos os dias ali na sede da companhia, pega água da torneira do nosso pátio. Virou amigo do pessoal aqui. Como ele chama todo mundo de sargento e diz ter servido no exército, demos esse apelido pra ele — disse o comandante da companhia, capitão Fernando Maciel.

Capitão Fernando Maciel fez até os pés do “sargento”Foto: Brigada Militar / Divulgação

O homem diz ter nascido em Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, e ter vindo para Porto Alegre em 2003. Desde então, vive pelas ruas da Capital. De acordo com o capitão, há pelo menos um ano, ele costuma dormir pelas ruas Fernando Machado e Demétrio Ribeiro, próximo à Avenida Borges de Medeiros, no Centro.

Maciel destacou, ainda, que a companhia nunca recebeu reclamações a respeito do “sargento” e, por ele ser um homem querido pelos brigadianos, resolveram ajudá-lo. A próxima ação dos BMs deve ser levá-lo ao médico, porque ele reclama de uma dor nas costas. Mas até mesmo uma festa de aniversário está sendo organizada para Silvio, que faz aniversário no próximo mês.

— Vamos comprar um bolo e fazer uma festinha. Acho que ele merece — destacou o capitão.

Roupas e acessórios entregues ao morador de ruaFoto: Brigada Militar / Divulgação

Os policiais também querem encontrar algum parente do morador de rua. Para isso, contaram com a ajuda de uma soldado da Brigada Militar de Alegrete, que compartilhou a história no Facebook, tentando achar um familiar de Silvio.

— Quem pensa que fizemos um bem para ele, se engana. Foi um bem para nós. Esperamos que seja acolhido por algum familiar lá de Alegrete, a gente até se dispõe a pagar a passagem, se ele quiser — garantiu o capitão.

O vídeo e as fotos da transformação do “sargento” — que teve direito a banho quente, barba feita e unhas cortadas — foram compartilhadas em grupos da Brigada Militar nas redes sociais e tiveram grande repercussão. Policiais de outros Estados, inclusive, pediram para divulgar a ação em seus canais de comunicação internos, a fim de incentivar atitudes como essa realizada pelos BMs de Porto Alegre.

Silvio virou amigo dos brigadianosFoto: Brigada Militar / Divulgação
ZERO HORA