Assembleia pode votar pacote de Sartori a partir de quinta

8

Acordo de líderes definirá início da apreciação das medidas de austeridade

A Assembleia Legislativa gaúcha pode iniciar, a partir de quinta-feira, a votação do pacote de medidas de austeridade enviado por José Ivo Sartori (PMDB). A tendência, entretanto, é que o pacote comece a ser votado na próxima semana, quando deve ser viabilizado acordo entre as lideranças partidárias. Ontem, a base de Sartori conseguiu maioria para publicar as matérias, permitindo que estejam aptos à votação a partir de quinta.

A partir do dia 22, os projetos – que tramitam em regime de urgência – não dependem mais de acordo para irem à Plenário, bastando que Sartori convoque sessões extraordinárias de votação.

Entre as medidas propostas pelo governador estão as extinções de nove fundações estaduais e permissão para vender empresas públicas sem consulta à população. O aumento de contribuição previdenciária de servidores também está entre as 40 medidas. Os servidores públicos têm realizado uma série de protestos contra o pacote. O governo defende a necessidade de aprovação para equalizar as contas públicas.

Acesso à Assembleia

A Assembleia teve acesso bloqueado à população na manhã dessa terça-feira (13), com entrada autorizada somente a funcionários, imprensa e pessoas autorizadas pela presidência da Casa. No início da tarde, em entrevista coletiva, a presidente da Assembleia, Silvana Covatti (PP), que integra a base aliada de Sartori, prometeu liberar o acesso à população, mediante identificação.

Durante a manhã, ela se reuniu o comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Mario Ikeda. Na saída do encontro, ele revelou que um pelotão de 24 brigadianos permanecerá no entorno da Assembleia por conta dos protestos.

 
 
Fonte:Gabriel Jacobsen/Rádio Guaíba