GAÚCHA: Bandido que já foi um dos mais perigosos do RS deixa a cadeia

18

Jonas Dedão estava na PASC e vai usar tornozeleira eletrônica

Considerado um dos assaltantes de banco e carro-forte de maior atuação pelo Rio Grande do Sul, Jones Antônio Machado, 44 anos, o Jonas Dedão, deixou na tarde desta quarta-feira (21) a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas. A decisão é da Vara do Júri de Novo Hamburgo. A Rádio Gaúcha busca detalhes da sentença, que ainda não está disponível no sistema no Tribunal de Justiça. De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), ele passa a ser monitorado por meio de tornozeleira eletrônica. A saída de Jonas Dedão da cadeia deixa policiais em alerta.

Ele havia voltado ao sistema prisional em outubro de 2016 durante o cumprimento de prisão domiciliar. Jonas violou o monitoramento, o que fez com que a juíza da 1ª Vara Criminal do Município, Ângela Dumerque, revogasse a prisão domiciliar e decretasse a preventiva.

Entenda o caso

Por muito tempo, Dedão foi apontado como o foragido número 1 do Estado, por sua participação em diversos ataques a bancos. Em uma sequência na madrugada do dia 1º de dezembro de 2015, quatro agências bancárias foram alvo: Nova Hartz, São Leopoldo, Esteio e Igrejinha. Neste mesmo dia, ele foi capturado após confronto com a Brigada Militar no bairro Lomba Grande, depois de ter sido atingido por um tiro. Sua participação foi confirmada pelo menos na ação em Nova Hartz.

No dia 20 de junho de 2015, Dedão deixou a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) após obter, em maio do mesmo ano, a conversão da pena em prisão domiciliar pela Justiça de Novo Hamburgo.

 

GAÚCHA