Assembleia vota hoje PEC que muda contagem da aposentadoria dos servidores estaduais

13

Há acordo de líderes para seguir com as votações nesta tarde, amanhã e, se necessário, na próxima semana

A Assembleia Legislativa retomou na manhã desta quarta-feira a apreciação de projetos de interesse do governo gaúcho, alguns dos quais que integram o pacote de austeridade de José Ivo Sartori e tramitam há meses na Casa. Desde o início da manhã, os deputados debatem proposta do Executivo que flexibiliza a concessão de incentivos fiscais. A mais polêmica que deve ser apreciada ainda hoje é a PEC 261, que muda a contagem do tempo para aposentadoria dos servidores estaduais.

Pela proposta do governo, a contagem seria feita pelo tempo de contribuição e não mais pelo tempo de serviço, como ocorre atualmente. Dessa forma, os servidores não poderiam mais acumular licenças não utilizadas para se aposentar mais cedo. O governo, entretanto, não tem votos suficientes para aprovar o texto original e deve protocolar emenda que prevê que as novas regras tenham validade somente para os futuros servidores.

Com o objetivo de limpar a pauta do Legislativo, já há acordo de líderes para seguir com as votações nesta tarde, amanhã e, se necessário, na próxima semana.

 

Fonte:Gabriel Jacobsen/Rádio Guaíba