Força Nacional irá permanecer no Rio Grande do Sul até final de dezembro

18

Prazo poderá ser estendido para ano de 2018

Correio do Povo

A Força Nacional de Segurança Pública vai permanecer até 31 de dezembro deste ano em Porto Alegre. A prorrogação da permanência da tropa federal foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. Aracaju e Natal também foram contempladas com a medida. O prazo poderá inclusive ser estendido para o próximo ano caso seja necessário.

Iniciada em 20 de fevereiro deste ano nas três capitais, a atuação da Força Nacional faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública. Ela age em colaboração e cooperação com os órgãos locais de segurança pública, através de ações integradas de policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense.

Conforme o Ministério da Justiça, o objetivo é auxiliar na redução de homicídios dolosos, feminicídios, violência contra a mulher e no combate à criminalidade organizada transnacional, em especial aos tráficos de drogas de armas. A portaria que prorroga a permanência da tropa federal em Porto Alegre, Aracaju e Natal é assinada pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim.

No Twitter, o secretário estadual da Pública, Cezar Schirmer, fez uma postagem na manhã de hoje. “A FN seguirá atuando em POA, em auxílio à @brigadamilitar, @policiacivilrs e @rs_igp, dentro das diretrizes do Plano Nacional ds Segurança”, escreveu.