Sartori deve anunciar que pagará primeiro os menores salários

19

ZERO HORA: Detalhes serão oficializados em pronunciamento do governador às 10h30min desta segunda-feira (25) no Salão Negrinho do Pastoreio

Sem detalhar o que será anunciado, o Palácio Piratini informou na manhã desta segunda-feira (25) que o governador José Ivo Sartori fará pronunciamento às 10h30min, no Salão Negrinho do Pastoreio sobre “folha de pagamento do funcionalismo”. Logo depois, o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, e os secretários da Coordenação de Governo ficarão à disposição dos jornalistas para entrevistas.

Ao que tudo indica, Sartori vai anunciar que, desta vez, o governo iniciará o pagamento na sexta-feira pelos menores salários.

Em agosto, no primeiro dia de pagamento foram depositados apenas R$ 350 por matrícula na conta de cada servidor. Dias depois, durante a viagem à Alemanha, Sartori disse que, por ele, pagaria primeiro os que ganham menos, mas que estava impedido por decisões judiciais. Era uma referência à ação do Sindifisco, já transitada em julgado, que autoriza o sequestro de dinheiro para pagamento dos auditores fiscais que ingressaram em juízo ainda no governo de Yeda Crusius para evitar o atraso.

Praticamente todos os sindicatos obtiveram liminar proibindo o parcelamento, mas, como não há dinheiro em caixa para pagar toda a Folha, a decisão se mostrou inócua.

A presença do procurador na entrevista coletiva sugere que o governo encontrou alguma brecha legal para pagar primeiro os menores salários, como queriam presidentes de partidos aliados desde que começou o parcelamento.

Por Rosane de OliveiraVer Matéria Original