Brigada Militar forma 84 sargentos em Santa Maria

192

Local para onde os sargentos serão encaminhados será divulgado em boletim interno da corporação

Diário de Santa Maria

Turma de formandos fez homenagem aos 180 anos da Brigada Militar
Foto: Divulgação / Brigada Militar

 

Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) de Santa Maria formou 84 novos segundos sargentos. A cerimônia ocorreu na última terça-feira, no Estádio da Guarnição da Brigada Militar, e reuniu autoridades civis e militares. O evento integrou a programação dos 180 anos da Brigada Militar, que celebra o aniversário sábado, dia 18. Na oportunidade, a turma de formandos fez uma homenagem à corporação, formando o número 180 no gramado do estádio em alusão à data.

O comandante da EsFAS, Artur Marques de Barcellos, explicou que os formandos poderão atuar em diferentes unidades militares do Estado, de acordo com a necessidade dos municípios e segundo a avaliação do Comando Geral da Brigada Militar. O local para onde os sargentos serão encaminhados será divulgado em boletim interno da corporação nos próximos dias.

treinamento teve carga horária de 120 horas divididas em três ciclos, que incluíram módulos sobre atividade policial, gerenciamento de crise, abordagem jurídica, orçamentária e administrativa, entre outros tópicos. Em complemento aos horários curriculares, durante o período de formação, os alunos atuaram no policiamento junto ao 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon).

De acordo com o tenente-coronel Ricardo Alex Hofmann, à frente do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO Central), como cidade-sede da Escola de Formação de Sargentos, Santa Maria acaba sendo beneficiada diretamente com o apoio desses policiais militares, durante o tempo de formação, em algumas ações de segurança ostensiva:

 – Eles passam a viver na cidade e participam da rotina do regimento, dando um reforço ao efetivo local. Depois, eles são realocados, e muitos deles poderão até mesmo comandar as unidades militares de suas cidades – explica Hofmann.

O curso teve início em abril e durou seis meses. Em fevereiro de 2018, está prevista a formação de 34 soldados pela EsFAS, que passarão a integrar o efetivo policial da Brigada Militar.