ZERO HORA: Estado deposita na quinta-feira última parcela do 13º salário do ano passado

21

Salários de parte dos servidores do Executivo também será quitado no mesmo dia, valor de corte ficará próximo ou inferior a R$ 2 mil

Piratini irá depositar na próxima quinta-feira (30), último dia útil do mês de novembro, a última parcela do décimo terceiro salário de servidores do Poder Executivo de 2016. O valor foi pago em doze parcelas desde dezembro do ano passado, diante de um cenário de dificuldades financeiras enfrentado pelo Palácio Piratini.

Na data, também serão pagos os salários de parte dos servidores do Poder Executivo, conforme o volume de recursos disponível em caixa. Como o Estado segue em situação de calamidade financeira, a opção mais uma vez será por pagar primeiro os servidores que ganham menos. Este é o terceiro mês consecutivo em que o governador José Ivo Sartoridecide pagar primeiro os menores salários.Técnicos da Secretaria da Fazenda projetam, nos bastidores, que o valor de corte ficará próximo ou inferior a R$ 2 mil.

Em outra frente, o Piratini segue em busca de alternativas para conseguir pagar o décimo terceiro dos servidores do Executivo de 2017. Sem recursos suficientes em caixa, o Estado ainda não sabe como e quando conseguirá quitar o benefício.

Conforme a legislação, o valor pode ser depositado até o dia 20 de dezembro (e não há a obrigatoriedade de depósito de uma primeira parcela em novembro, como acontece na iniciativa privada). Internamente, o governo trabalha com a possibilidade de utilizar recursos oriundos da venda de ações do Banrisul. Outra perspectiva vem da expectativa pela adesão ao Regime de Recuperação Fiscal.

O comunicado sobre o valor de corte para o pagamento dos salários dos servidores em novembro será feito na quarta-feira (29). O depósito ocorrerá no dia seguinte, quinta-feira. Também na quinta, será paga a primeira parcela do décimo terceiro salário dos servidores de fundações. Esses servidores são regidos pela CLT e têm recebido os vencimentos de forma integral.