Policial tem mão reconstruída no HBM/POA após acidente com granada

46

Um acidente envolvendo um militar, que ocorreu no final de janeiro no Litoral Norte, mais uma vez teve o pronto atendimento da equipe multidisciplinar integrada por capitães médicos do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre (HBM/PA). O paciente, que sofreu o acidente em serviço ao manipular uma granada, passou por uma cirurgia reconstrutiva de urgência feita no hospital da BM.

Após o acidente, o militar foi imediatamente transportado de helicóptero do município de Capão da Canoa e levado, por via terrestre, para o bloco cirúrgico do HBM/PA onde foi submetido à cirurgia, com rapidez e agilidade por uma equipe multidisciplinar.

A cirurgia reconstrutiva em caráter de urgência foi feita de forma conjunta pelo cirurgião vascular capitão  Alexandre Horn; cirurgião plástico capitão Marcelo Fauri; pelos traumatologistas capitão Eduardo Zanette e Jairo André de Oliveira Alves; o hematologista capitão Luis Carlos Contin; e pelo anestesiologista Richard Demjanczuk Pereira.

A equipe utilizou equipamentos de última geração adquiridos pelo HBM como um microscópio cirúrgico, ecografia para bloqueio de nervos e bandeja com materiais especiais para cirurgia microvascular. A cirurgia durou mais de cinco horas.

O diretor-geral do HBM/PA, tenente-coronel Igor Wolwacz, salientou que essa ação só foi possível devido ao quadro qualificado de oficiais médicos da Brigada Militar que  estão à disposição e de prontidão para atenderem os militares nas mais variadas situações de saúde. “O sucesso e a qualidade do atendimento se deve, também, aos equipamentos adquiridos pelo HBM/PA nos últimos anos”, destacou o tenente-coronel Wolwacz.

O atual comando da corporação tem no Sistema de Saúde um dos eixos prioritários da sua gestão propondo inovações e melhorias no atendimento de brigadianos, brigadianas e demais usuários do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre (HBM/PA). As melhorias operadas no hospital fazem parte de um amplo projeto de reestruturação, modernização e humanização do atendimento médico do HBM/PA.

Texto: Clelia Admar/ Ascom BM
Edição: Léa Aragón/ Secom

http://www.rs.gov.br/conteudo/274145/policial-tem-mao-reconstruida-no-hbmpoa