Seleção para PMs temporários já tem mais de 1,6 mil candidatos

16
Inscrições terminam nesta segunda-feira
Diego Vara / Agencia RBS

Prazo de inscrição, que é gratuita, termina às 23h59min desta segunda-feira

GAUCHAZH

Mais de 1.615 pessoas já se candidataram para as 800 vagas de policial militar temporário abertas pela Brigada Militar. O prazo para inscrição, que é realizada exclusivamente pelo site da corporação e não tem taxa, termina às 23h59min desta segunda-feira (18).

O candidato deve ter realizado o serviço militar obrigatório das Forças Armadas até cinco anos antes e não ter punição por falta grave. Depois, se selecionado, deve ser aprovado em curso de formação.

Além dos PMs temporários, também serão chamados 400 servidores aposentados. A estimativa da Brigada é de que eles comecem a trabalhar ainda no segundo semestre de 2018.

O policial temporário deve ser priorizado em serviços internos, atividades administrativas e videomonitoramento. Se necessário, os agentes também podem atuar na guarda externa de presídios e guarda de prédios do Poder Executivo. Com isso, o governo pretende liberar policiais concursados para policiamento.

Durante o curso, o policial receberá um salário mínimo regional. Depois, de 75% a 80% do valor bruto de um soldado em início de carreira. O tempo de permanência é de dois anos, renováveis por mais dois.

A ação faz parte do pacote da segurança pública aprovado em janeiro pela Assembleia Legislativa, no qual um dos projetos trata da contratação de militares estaduais temporários e reaproveitamento de servidores aposentados.