Sistema do Banrisul apresenta instabilidade por demanda em massa de servidores estaduais

15

Conforme banco, “situação está sendo normalizada”

GAUCHAZH

Os clientes do Banrisul enfrentam, na tarde desta sexta-feira (31), dificuldade para acessar, pela internet, as suas contas e realizar operações financeiras. A instabilidade no sistema, segundo a assessoria de imprensa do banco, é fruto da “quantidade de acessos, referente ao adiantamento de salário do Estado”. O Banrisul não deu previsão para solução do problema, mas afirmou que a “situação já está sendo normalizada”.

O governo do Estado pagou, nesta sexta-feira (31), em dia, os salários dos servidores que ganham até R$ 1,3 mil. No final da tarde desta sexta, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) vai analisar o do fluxo de caixa para avaliar a possibilidade de outros depósitos.

A previsão feita pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) é de quitar, até o dia 13 de setembro, os salários de até R$ 7 mil. Não há previsão para os pagamentos acima desse valor.

Histórico

Agosto é o 33º mês de pagamentos atrasados na gestão de José Ivo Sartori. Em 2015, foram dois meses com salários parcelados; em 2016, 11 meses, de fevereiro a dezembro; e, em 2017, houve atrasos em todos os meses – o que se repete desde janeiro deste ano.