GAUCHAZH: Governo do RS projeta pagar nova faixa salarial a servidores a partir do dia 9

18

Valor que será pago ainda não foi definido pois, segundo a Secretaria da Fazenda, depende da entrada de recursos do ICMS

Com ingresso do ICMS, o governo do Estado projeta fazer novo depósito aos servidores a partir da próxima terça-feira (9). A informação foi confirmada pela Secretaria da Fazenda. A faixa salarial que será quitada não foi definida, pois depende justamente da entrada de recursos do ICMS nos cofres públicos.

Na última sexta-feira (28), foram pagos os servidores que ganham R$ 1,3 mil, integralizando assim os salários de 23% da folha do funcionalismo. No mesmo dia foi realizado o depósito da nona parcela do 13º salário de 2017 e a indenização pelo atraso nos vencimentos de agosto.

Outra categoria que teve os vencimentos quitados é a das fundações, que sempre têm seus depósitos realizados no segundo dia útil do mês.

Histórico

Outubro é o 34º mês de pagamentos atrasados na gestão de José Ivo Sartori. Em 2015, foram dois meses com salários parcelados; em 2016, 11 meses (de fevereiro a dezembro); e, em 2017, houve atrasos em todos os meses, o que se repete desde janeiro deste ano.

Em setembro do ano passado, o governo do Estado mudou a forma de efetuar os parcelamentos. Até então, o Piratini pagava parcelas iguais para todos os servidores, conforme havia recursos. Desde setembro de 2017, diante dos recursos em caixa, o governo faz um escalonamento dos pagamentos: primeiro, deposita a integralidade dos vencimentos mais baixos e, à medida que ingressam recursos, a totalidade dos mais altos.