ASSTBM Livramento realiza Homenagem aos inativos com reconhecimento e integração

495

Homenagem aos inativos 7ª Edição, reconhecimento e integração

Rever antigos colegas de caserna e amigos, relembrar bons momentos, integrar e homenagear todos os que contribuíram e, também, quem hoje enfrenta adversidades para que a Brigada Militar continue a ser o maior patrimônio dos Gaúchos e reconhecida como melhor Policia Militar do Brasil. Estes foram alguns dos objetivos da 7ª edição do almoço alusivo ao Dia do Inativo, realizado no dia 9 de Novembro pela Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar, Regional Santana do Livramento, em parceria com o 2ºRPMon, congregando Militares Inativos, ativos, funcionários Civis e familiares.

Troféu dia do Inativo

Muitos Policiais Militares, após transferência para a reserva remunerada, continuam, de forma anônima, prestando relevantes serviços à comunidade Santanense, diante disso a Regional Santana do Livramento, como forma de reconhecimento, prestou homenagens ao 2º Sgt da Reserva Gilnei Almeida Moreira que, hoje, na função de Pastor e Capelão, se dedica a prestar assistência aos necessitados com atenção especial a idosos. O 2º Sgt da reserva João Alberto Pires Menezes, recebeu menção honrosa por sua atuação no meio tradicionalista e por promover campanhas em prol de pessoas carentes. Na área artistica, educacional e assistencial, onde de forma voluntaria disponibiliza seus conhecimentos para a formação de crianças e adolescentes, também prestando assistência a pessoas com necessidades especiais, recebeu o troféu Dia do Inativo o 2º Sgt da reserva, Antonio Wilson Garim e Silva.

Emoção e reconhecimento

O evento, pelo que representa quem contribuiu para construir a história da Instituição Brigada Militar, foi especialmente preparado com total dedicação de todos os Diretores da ASSTBM. Difícil foi conter a emoção quando Plácido Costa Silveira, que exerceu funções no Corpo de Bombeiros, aos 89 anos, recebeu das mãos de seu filho, Ten. Chandler Costa, o troféu ASSTBM e, também, Arancibio Nobre do Espirito Santo, Policial Militar com mais idade presente na festa e que atuou no Policiamento ostensivo, recebendo o troféu que lhe foi entregue por seu filho, Ten. Ronildo do Espirito Santo. Não menos emotivo, foi o reconhecimento a Nabor Machado, uma verdadeira lenda viva da Brigada Militar, como sócio mais antigo da Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes. Também foram agraciados o 1º Sgt Gerson Pinto Nunes, secretario da entidade, por seus relevantes serviços prestados aos sócios e ao colaborador, Vanderlei Inacio Fillieiro, por sua dedicação e cuidados a manutenção da Sede Campestre.

Proerd e projeto Bombeiros Mirins.

Foram entregues o troféu Dia do Inativo em reconhecimento a dois importantes projetos sendo eles Programa Educacional de Resistência ás Drogas (PROERD), coordenado pelo 2º RPMON, tendo como instrutores, soldados Gonçalves, Euler, Beatriz, Luis, Leno, Correa e Jupiara e também o Projeto Bombeiro Mirim, uma ação de educação preventiva desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul que é desenvolvido em Santana do Livramento pelo 10º Batalhão de Bombeiro Militar através de seus coordenadores, Sd Vanesa Vega Sierra e Sd Antônio Chenaider Ribeiro.

Talentos Brigadianos

O toque musical em homenagem aos Inativos e a todos os integrantes da Brigada Militar ficou sob responsabilidade do Grupo de Brigadianos Evangélicos Santanense (GBES), que fez apresentação de um repertório gospel especialmente preparado para a ocasião. Em seu histórico, a banda registra sua fundação no ano de 2010, idealizado com o propósito de levar a palavra de Deus através da música, fazendo apresentações quinzenais no auditório do 2º Regimento de Policia Montada, onde se reúnem Brigadianos Evangélicos.

Uso da palavra

Dentro da programação festiva, em reconhecimento aos Militares Inativos, fizeram uso da palavra o Presidente da ASSTBM Regional Livramento, André Luis Pereira, representando o Comando do 2º RPMon, Major Anibal Silveira e o Presidente Estadual da ASSTBM, Aparicio Costa Santellano que, mesmo diante do delicado momento pelo qual atravessam todos os Servidores Militares Estaduais, externaram a satisfação de dirigirem-se a todos os que dedicaram grande parte de suas vidas para o engrandecimento da instituição e que, mesmo na aposentadoria, mantém presente o caráter e espirito Brigadiano.

Texto e fotos: Dptº de Comunicação da ASSTBM Livramento