GAUCHAZH: Governo do RS termina de pagar folha de outubro do funcionalismo nesta sexta-feira

1628

Piratini deve iniciar pagamento de salários de novembro entre 10 e 12 de dezembro

governo do Estado quitará, nesta sexta-feira (30), os salários dos servidores que ganham mais de R$ 15 mil, completando, assim, os depósitos salariais dos mês de outubro. Os valores entrarão nas contas dos servidores entre o fim da tarde e o início da noite.

Apesar de liquidar os pagamentos dos servidores, o governo não conseguirá quitar os valores relativos a consignações de outubro até o fim de novembro. Estes repasses de R$ 180 milhões — a bancos e sindicatos — estão previstos para ocorrer em 10 de dezembro, quando entram recursos de ICMS no caixa do Estado.

Somente após quitar essa conta, o governo pode, legalmente, iniciar o pagamento dos salários de novembro. A primeira faixa dos salários de novembro deve ser paga entre 10 e 12 de dezembro.

Histórico

Novembro é o 35º mês de pagamentos atrasados na gestão de José Ivo Sartori. Em 2015, foram dois meses com salários parcelados; em 2016, 11 meses (de fevereiro a dezembro); e, em 2017, houve atrasos em todos os meses, o que se repete desde janeiro deste ano.

Em setembro passado, o governo do Estado mudou a forma de efetuar os parcelamentos. Até então, o Piratini pagava parcelas iguais para todos os servidores, conforme havia recursos. Desde setembro de 2017, diante dos recursos em caixa, o governo faz um escalonamento dos pagamentos: primeiro, deposita a integralidade dos vencimentos mais baixos e, à medida que ingressam recursos, a totalidade dos mais altos.