ASSTBM recebe o Governador Eduardo Leite para início do diálogo com a categoria

3545

Na tarde desta segunda-feira ( 11 fev) na sede da ASSTBM, as entidades que representam os servidores de nível médio da Brigada Militar ( ASSTBM, ABAMF e AOfERGS) receberam o Senhor Governador do Estado, Eduardo Leite, acompanhado do seu vice-governador, Delegado Ranolfo e do Secretário Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian. O Encontro teve por finalidade a abertura de diálogo com os representantes da categoria , na busca de soluções para os problemas do Estado, que também são problemas dos servidores.

Não foi uma visita para tratar de forma técnica sobre as demandas da categoria, mas sim ouvir quais são as reivindicações e a partir dai, com as equipes temáticas, passar a trabalhar as soluções.

O Presidente da ASSTBM, Aparício Santellano, representando os servidores de nível médio, apresentou a pauta de reivindicações discutidas entre as entidades que representam o nível médio da BM, conforme reproduzimos abaixo:

CARREIRA

– Reestruturação urgente do Plano de Carreira do Nível Médio;

– Cronograma imediato de cursos de habilitação para Sargentos e Tenentes, visto o claro de mais de 4 mil vagas em aberto;

Santellano: A reestruturação da carreira é uma demanda urgente, não é justo que um Soldado permaneça 20 anos sem ter qualquer ascensão na carreira, bem como aos que chegam ao posto de tenente, ter a carreira estagnada. Se nada for alterado, teremos servidores ao fim de carreira indo para a reserva como Soldados e Tenentes com 15 anos no mesmo posto.

PREVIDÊNCIA

– Manutenção da Paridade e Integralidade entre ativos e inativos;

– Manutenção do Regime especial de previdência, com equiparação às forças armadas.

Santellano: Não precisamos uma previdência especial porque somos especiais ou melhores que qualquer outro servidor, mas sim porque nossa atividade é diferenciada, não temos direitos que outros trabalhadores tem, nossa jornada de trabalho é maior que a maioria dos demais servidores. Não pedimos nada além de tratamento isonômico aos das Forças Armadas, mesmo sabendo que a natureza de nossa atividade, exige muito mais do que é exigido aos demais militares federais, trabalhamos com risco de vida eminente. Se hoje há um déficit na previdência, não é por culpa dos servidores, mas sim porque governantes no passado não se preocuparam em repor os quadros, exemplo da BM que possui hoje menos da metade de servidores que deveria ter.

SALÁRIOS

– Reposição anual da inflação e negociação para futuros reajustes evitando assim a defasagem dos salários da categoria;

– Manutenção das vantagens por tempo de serviço (triênios e Adicional);

OUTRAS DEMANDAS

– Reestruturação operacional e financeira dos hospitais da BM;

– Renovação e complementação das vagas necessárias a AIPSA e PME.

GOVERNADOR EDUARDO LEITE

Segundo o Governador, o RS enfrenta graves problemas, que exigirão esforço e colaboração de todos, o caminho escolhido por seu governo será buscar o diálogo e o entendimento. É chegado o momento da população e dos servidores do RS decidirem se querem garantir um futuro, ou aguardar pela insolvência do Estado. Seu governo buscará a valorização dos servidores, para isso irá propor uma ampla restruturação do serviço público, todos devem ter consciência que algo precisa ser feito e o caminho é o diálogo.  


O Governador Eduardo Leite, disse que se sente animado com a perspectiva de diálogo para chegar em um ponto convergente e levar o Estado ao equilíbrio financeiro e assim pagar os servidores em dia. Santellano citou o bom relacionamento existente entre a ASSTBM, com o Vice-governador e o Chefe da Casa Civil, o que facilita o diálogo.

Participaram da reunião, O presidente da ASSTBM, Aparício Santellano, o Vice Presidente da ABAMF, Solis Paim, o presidente da AOfERGS Ten Roberto Larossa, o Presidente da IBCM, Daniel Lopes, o presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal da ASSTBM, José Pedroso, demais diretores e equipe do governo.

CONFIRA AO FINAL O VÍDEO COM AS MANIFESTAÇÕES

LINK DO VÍDEO https://www.facebook.com/asstbmvideos/videos/388582031907603/