ASSTBM e ABAMF realizaram agenda com Governo e Comando da BM para dar andamento nas demandas da categoria.

2104

As lideranças das entidades de classe Jose Clemente ABAMF e Aparicio Santellano ASSTBM foram recebidos pelo chefe da Casa Civil, secretário Otomar Vivian juntamente com representantes do Gabinete do Governador, acompanhados do Deputado Federal Lucas Redecker e representação do deputado estadual Mateus Wesp, ambos do PSDB, que declaram apoio as demandas, consideradas por eles justas e legítimas. Primeiramente foi reiterada proposta já apresentada, que é de conhecimento do governo, eis que existe uma forte insatisfação no seio da tropa, com o represamento para ascensão na carreira, o que traz preocupações à todos, pois a carreira funcional destes homens e mulheres que formam o escudo de defesa de nossa sociedade, está sem perspectivas.

          Levando em conta as mudanças em âmbito Federal sobre algumas questões atinentes a carreira dos Militares Estaduais, assim como porta voz destas preocupações, gostaríamos de estabelecer dialogo imediato para resoluções de propostas emergenciais na reestruturação da Carreira dos Servidores de Nível Médio da BM de sua alçada de competência como:

-Abertura imediata de calendário de cursos (CTSP e CBA) para preenchimento das milhares de vagas em aberto na corporação para a graduação de 2º sargento a 1º tenente;

-Exigência de nível superior para ingresso na Brigada Militar;

-Retorno da Promoção a Graduação de 3º Sargento, extinto em 2017 e Abertura de vagas para ascensão dos Tenentes ao posto de Capitão.

As lideranças provaram que tais ações pretendidas não geram impacto financeiro aos cofres públicos, dependo única e exclusivamente de vontade do Governo para implementação. O Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, aproveitou o momento para informar, que após vencidos os projetos do plebiscito sobre venda das estatais na assembleia legislativa, o governo do RS estará apto a assinar o acordo do regime e recuperação fiscal com o governo federal, tornando possível a reestruturação de carreiras sem ônus para o estado, e que as pautas serão discutidas pelo Governo e as Entidades constituídas, que legalmente representam a categoria.

 Quanto ao abono permanência, AIPSA, o Secretário informou que o Governo pretende nos próximos dias dar solução a está demanda.

Na sequência foram recebidas pelo Cmt-Geral Cel. Mario Ykeda,  onde foram tratados assuntos da mesma pauta apresentada junto ao Governo. O Cel. Ykeda agradeceu o diálogo e respeito da ABAMF e ASSTBM com as questões atinentes hora discutidas e colocou-se à disposição para analisar e somar forças naquilo que for de sua competência. Também mostrou preocupação com a questão da AIPSA e que tem levado todas nossas demandas ao Vice Governador Ranolfo Vieira Junior.

 Os Presidentes da ABAMF (Jose Clemente) e ASSTBM (Apáricio Santellano) acertaram a unificação de Propostas para a categoria e um calendário de mobilização para implementação da pauta apresentada ao Governo e ao Comando da BM.

Acompanharam os presidentes no encontro das entidades com o Chefe da Casa Civil e Cmt da BM o Vice Presidente da ABAMF Jairo Rosa e o Secretário Geral Gilmar Fraga, pela ASSTBM o Diretor Ricardo Agra.