Atendimento Odontológico em tempos de pandemia

266

Em virtude da pandemia por Coronavírus/Covid-19, todos as organizações internacionais e nacionais (Organização Mundial da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde) são unânimes em recomendar a suspensão de todos atendimentos odontológicos eletivos e não urgentes.

Essa orientação se dá pelo fato de a transmissão do vírus ser pela boca e nariz, sendo o ambiente bucal altamente contaminado e com potencial de disseminação. A maioria dos procedimentos dentários geram aerossol, que nada mais é que um vapor de água e ar misturado com saliva contaminada, que pode espalhar o vírus pelo ambiente e contaminar profissionais e outros pacientes nos atendimentos posteriores.

Sendo assim, os atendimentos odontológicos programados dos serviços de saúde bucal da Brigada Militar foram desmarcados e serão prontamente reagendados, após a crise pandêmica.

Estão mantidos os atendimentos de urgências para os Policiais Militares, servidores civis e seus dependentes legais. São considerados casos de urgência odontológica: dor de dente, infecções e abscessos bucais/rosto inchado, sangramentos e trauma dentário causados por quedas ou acidentes.

Os pacientes serão acolhidos pelos Oficiais Dentistas da BM que avaliarão caso a caso e decidirão a conduta mais resolutiva e segura para o momento. Recomenda-se o contato telefônico prévio com os pontos de atendimento mais próximo, quando possível.

Locais de acolhimento e avaliação de urgências odontológicas da Brigada Militar:
☎ Porto Alegre: Policlínica Odontológica Central do CMOBM. Horário: 7-19h. (51) 3288-2968 ou 3288-2972. Av. Sete de Setembro, 372 – Bairro Centro.
☎ Santa Maria: HBMSM. (55) 98437-0782. R. Euclídes da Cunha, 1800 – Bairro Pres. João Goulart.
☎ Canoas: FSR/CPM. (51) 3477-8804
☎ Novo Hamburgo: FSR/CRPO/VRS. (51) 3584-6812
☎ HBMPA. Horário: 19-7h. (51) 3288-3500. Atendimento de sobreaviso para militares em serviço.

Fonte: BM