IPE vai oferecer atendimentos gratuitos pela internet; saiba como solicitar

1203
Serviço estará disponível a partir desta quarta-feira

O Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE) disponibilizará, a partir desta quarta-feira (15), um novo modelo para atendimentos. Os usuários cadastrados no IPE Saúde poderão realizar consultas pela internet e solicitar prescrição de exames, de forma gratuita, e com médicos credenciados de sua preferência. 

Em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta terça-feira (14), o presidente do instituto, Marcus Vinícius de Almeida, deu detalhes sobre a medida, adotada em razão da pandemia do coronavírus.

De acordo com Almeida, o número de consultas “reduziu expressivamente” nos primeiros 15 dias de distanciamento social — uma queda de 55%. Segundo ele, houve uma preocupação de os usuários ficarem desassistidos no período, o que levou à medida.

Pela internet, os usuários do IPE Saúde poderão solicitar atendimento com médico de sua preferência. A plataforma onde a consulta será realizada deverá ser indicada pelo próprio profissional, após a requisição do serviço por parte do paciente.

— Deverá seguir as diretrizes do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina. O médico não poderá fazer a consulta por meio do WhatsApp, por exemplo, nem por nenhuma outra rede social. É preciso ser por meio das plataformas desenvolvidas especificamente para a telemedicina, com a segurança de que terá criptografia e registro da consulta — salientou o presidente do instituto. 

Ouça a entrevista completa AQUI.

Para Almeida, o serviço, que por enquanto possui caráter experimental, poderá ser uma alternativa permanente na medicina n o futuro. Ele aponta que a medida já vem sendo adotada com sucesso em outros países.

Como solicitar consultas online pelo IPE Saúde

Antes de fazer o agendamento pela internet, vai ser necessário o contato prévio com o profissional de sua preferência, credenciado ao IPE Saúde. 

  1. Abra o site do IPE Saúde e vá na aba “Acesso Rápido”;
  2. Clique na opção “Solicitação de Teleconsulta Médica”
  3. Vai abrir uma nova janela para você informar os seguintes dados: CRM do médico de preferência, número de matrícula e senha do usuário;
  4. Valide a consulta por meio de um código enviado para o celular do paciente — o número também deve ser previamente cadastrado no sistema;
  5. O profissional deverá indicar a plataforma adequada para realização da consulta.

O passo a passo está disponível também na página do IPE Saúde. A previsão é de que mais de 1 milhão de segurados  sejam beneficiados. 

Fonte: GaúchaZH