BM montou esquema especial e garantiu a formatura de 41 novos soldados durante pandemia

344

Na tarde da sexta-feira (29/5), 41 novos soldados da Brigada Militar realizaram o sonho da formatura de conclusão do Curso básico de Formação Policial Militar (CBFPM) em solenidade onde foram observadas as normas estabelecidas no Decreto Estadual 55.240 do governo do Estado do Rio Grande do Sul que institui o sistema de distanciamento controlado e o Decreto Estadual n° 55.421 que determina a aplicação das medidas sanitárias durante o período da pandemia do Covid-19.

O evento foi realizado no ginásio de Educação Física da instituição e contou com a presença do comandante-geral da BM, coronel Rodrigo Mohr Picon, o diretor de ensino do Departamento de Ensino da BM, tenente-coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, o comandante da Escola de Formação e Especialização de Porto Alegre (EsFes- POA) major Ailton Pereira Azevedo, formandos e padrinhos.

A solenidade foi transmitida ao vivo para o público que não pode estar presente no local devido as medidas de prevenção do coronavírus. Na ocasião, foram formados 10 novos soldados por vez, somando quatro grupos de soldados acompanhados de seus respectivos padrinhos e madrinhas (um por formando).

O público do local foi submetido ao teste de temperatura do corpo além de fazerem uso de máscaras e disponibilizado álcool em gel.

Os novos policiais militares iniciaram o curso em agosto de 2019, na Escola de Formação e Especialização de Soldados – polo Porto Alegre (EsFes –POA), onde cumpriram um planejamento de 1.675 horas-aulas. O curso engloba conhecimentos específicos da atividade policial militar, disciplinas de Direito Penal, Direito Penal Militar, Processo Penal Militar, Sociologia da violência, Uso da força e da arma de fogo, Decisão de tiro, Defesa pessoal, Medicina Legal, Policiamento ostensivo, entre outras.

Nos meses de janeiro, fevereiro e março os novos soldados da Brigada Militar realizaram o estágio operacional e supervisionado, atuando em apoio ao Comando de Policiamento da Capital (CPC) e ao Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral.

O comandante-geral da BM, coronel Mohr parabenizou os formandos pela formatura e por agora fazerem parte das fileiras da instituição.

Os formandos entraram, substituíram a boina pelas coberturas brancas entregues pelos seus padrinhos que simboliza o ato de agora estarem prontos para cumprir sua atividade fim: o policiamento ostensivo, realizaram o juramento e compromisso, prestaram continência a bandeira e se retiravam do local dando lugar a outros dez formandos.

Durante o período de curso, o soldado Sandro Hilário Alano se destacou obtendo o melhor desempenho com nota final 9,777 e recebeu das mãos do coronel Mohr, a medalha coronel Odilon.

A Brigada Militar deseja boas-vindas aos 41 novos policiais militares que agora somam esforços juntos a todo o efetivo da instituição para garantir a segurança em todo o Rio Grande do Sul.

Fonte: Brigada Militar