Regional ASSTBM Santa Maria na Campanha do Setembro Amarelo

127

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. .

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.

Se pensar em suicídio busque ajuda

É importante que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda. O ideal é um acompanhamento psicológico, além do apoio da família e  amigos. Para isso, é essencial que as pessoas consigam falar sobre o que sentem. Buscando atendimentos de profissionais da saúde mental, psicólogos e psiquiatras ou projetos que têm como objetivo e capacitação para acolher e fornecer apoio psicológico, como por exemplo o Centro de Valorização da Vida-CVV. Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, de forma gratuíta e totalmente sigiloso.

Busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre emoções.  A fala auxilia no entendimento dos sentimentos, na compreensão do que se passa dentro de si. Sem julgamentos, contra si ou contra o outro.

Se precisar, busque o CVV. Ligue 188. S

Site do CVV: www.cvv.org.br

  Setembro Amarelo: Mês de valorização da vida

“Conversar é acolher: de voz a quem precisa de você”

  Estamos junto nessa causa!