Governo do RS pagará parcela salarial de R$ 4,8 mil a servidores na sexta-feira

2252

Valor vai quitar em dia os salários de quase 79% dos funcionários públicos estaduais

GAUCHAZH

O governo do Rio Grande do Sul vai pagar na sexta-feira (30) uma parcela de até R$ 4,8 mil a todos os servidores estaduais, em relação aos salários de outubro do funcionalismo. A primeira parcela será responsável por pagar, integralmente, 79% dos salários. O depósito seguinte, previsto para 10 de novembro, quitará os valores restantes.

O governador Eduardo Leite aproveitou o dia do servidor público, nesta quarta-feira (28), para valorizar o calendário de pagamento de outubro, destacando que se trata do menor atraso salarial deste governo. Em sua fala, Leite reascendeu a promessa de colocar os pagamentos em dia.

– Seguimos com um amplo processo de ajuste das contas do Estado, não só da saúde, mas em outras áreas. Esperamos em breve regularizar a situação também em relação ao pagamento dos salários. A boa notícia que anunciamos hoje é que neste mês quase 80% dos servidores vão ter os seus salários pagos integralmente no dia correto, em 30 de outubro. Isso inclui 98% do magistério. Para os demais 20% dos servidores, serão seis dias úteis de salário. O menor atraso dos últimos dois anos – disse Leite.

Quando o recorte considera apenas os servidores do magistério, 98% dos servidores terão seus contracheques integralizados no último dia útil do mês de outubro, sem atrasos. Também está confirmado para esta sexta-feira (30/10) o pagamento da 10ª parcela do 13º salário de 2019.

No texto de anúncio do calendário, divulgado nesta quarta (28), o Piratini destacou que, em outubro, houve “crescimento real da receita”. De acordo com o governo, até o dia 15 deste mês, o ICMS – principal imposto estadual – teve crescimento real de 17,2% em relação ao mesmo período de outubro de 2019.