Editorial ASSTBM 75 anos

1025

 

Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar – ASSTBM, a mais antiga entidade de Classe da Brigada Militar. Estamos entre as Cinco maiores do País em patrimônio, UMA GRANDE ENTIDADE, com mais de cinco mil associados, congregando de Soldado a Coronel. Possuímos sede própria, quadras de esporte, arena Society, bocha, piscinas, galpão crioulo, com sedes regionais nas cidades de Passo Fundo, Santa Maria, Livramento, Vacaria, Cruz Alta, Caxias do Sul, Pelotas, Lavras do Sul, Três Passos e São Luiz Gonzaga, contando ainda com a Colônia de Férias no município de Cidreira.

Foi fundada em 5 de janeiro de 1946, por iniciativa elogiável, no então Quartel do 1º Batalhão de Caçadores da Brigada Militar, por três Subtenentes e vinte e dois Sargentos do 1º BC, com a designação de Sociedade Coronel José Rodrigues Sobral dos Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar. Tendo o sonho tornado-se realidade. No mesmo ano foram eleitos os membros da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal.

O primeiro Presidente foi o Subtenente Antonino Antônio Alves, declarado Conselheiro Nato do Conselho Deliberativo, hoje já falecido, mas em 14.12.2001, em homenagem a sua memória, foi criado o Troféu Antonino Antônio Alves, concedido a associados, colaboradores e entidades por ocasião do aniversário da Associação.

Na década de 50, já com sua sede central e com um número expressivo de associados, a Sociedade Coronel José Rodrigues Sobral passou a denominar-se Clube dos Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar – CSSBM, novamente reorganizada em 1º de agosto de 1989, quando se transformou na primeira e mais antiga associação de classe dos servidores militares do estado, denominando-se Associação dos Subtenentes e Sargentos da BM – ASSBM.

Atualmente somos registrados e declarada de utilidade pública estadual e municipal, respectivamente pelo decreto-lei nº 1130/46, lei 2.064/60–POA e lei 028/89-Cidreira, tendo como patrono o insigne Coronel José Rodrigues Sobral e nosso título de presidente de honra da associação é privativo do MD. Comandante Geral da Brigada Militar.

Nossa finalidade estatutária é proporcionar aos Associados, familiares e amigos um convívio social sadio e prazeroso, por todos os meios disponíveis ao nosso alcance, bem como defender os interesses dos Associados em qualquer circunstância da vida e pugnar pelos direitos e vantagens dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar.

Esta é a pequena, mas honrada história da Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militares, nos seus 75 anos de existência na prestação de serviços em prol da classe e da Brigada Militar.

A ASSTBM foi construída a muitas mãos, com o esmero e dedicação daqueles que nos antecederam, cabendo a nós, que hoje transitoriamente conduzimos esta honrada entidade, manter o legado e avançar nas conquistas, tanto social como classista, no compromisso de entregar às gerações futuras uma entidade cada vez maior, mais representativa e integrada aos interesses da família Brigadiana.

“Seja nosso associado, nossas portas estão abertas a todo e qualquer Brigadiano que queira fazer parte desta história.

Aparício Costa  Santellano – Presidente Estadual

“ Pelo poder da vontade, não pela vontade do poder”

CONHEÇA UM POUCA DE NOSSA ENTIDADE EM NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL