Ocorreu na quinta-feira, dia 22, a Brigada Militar realizou por videoconferência a solenidade de formatura da segunda edição do Curso de Capacitação em Saúde Mental do Programa Anjos da corporação. A segunda turma, com 166 aprovados, lotados em diferentes unidades da BM do estado, se juntarão aos facilitadores previamente formados.

Os policiais militares vivenciam diariamente ocorrências de todos os tipos, desde orientações ao público até situações nas quais há risco para sua integridade física ou a de outras pessoas. Por esse motivo, sua profissão exige um equilíbrio emocional para lidar com as situações presenciadas no seu dia a dia.

Cientes da importância de abordar o tema da saúde mental, o Comando Geral, junto com o Departamento de Saúde e o Departamento de Ensino uniram-se e criaram o Programa Anjos. O Curso de Capacitação em Saúde Mental do Programa Anjos visa formar facilitadores junto à tropa, os quais atuam como voluntários em uma rede de apoio à corporação, ajudando na  prevenção e promoção de saúde mental da instituição. Entre as atribuições do facilitador estão as missões de: transmitir entendimento adequado sobre saúde mental, auxiliando na diminuição do estigma na corporação; conhecer a rede de atendimento em saúde mental da instituição e, quando necessário, indicá-la; participar de reuniões e atividades de educação continuada promovidas pelo programa; e contribuir para a promoção de boas práticas de saúde mental no efetivo.

A segunda turma de facilitadores concluiu o curso no dia 2 de julho, com 166 aprovados lotados em diferentes unidades do estado, os quais se juntarão aos facilitadores previamente formados. Desta forma, totalizam mais de 300 representantes do Programa Anjos, distribuídos em mais de 50 cidades.

Na solenidade online, junto aos formandos, estiveram presentes: o Comandante-Geral da BM Coronel Vanius Cesar Santarosa, o Chefe do Estado-Maior da BM, Coronel Rogério Stumpf Pereira Junior, o Diretor do Departamento de Ensino Coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, o Diretor do Departamento de Saúde Coronel Igor Wolwacz Junior e os oficiais instrutores e profissionais da área da saúde da corporação que contribuíram com o cursos.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
WhatsApp ASSTBM