Inaugurado oficialmente o 6º Batalhão de Polícia de Choque da BM em Uruguaiana

164

O 6º Batalhão de Polícia de Choque (6° BPChq) da Brigada Militar foi inaugurado oficialmente em Uruguaiana. O ato ocorreu na última quinta-feira. A nova unidade de elite da BM fica localizada na rua Vereador Arnaldo D’Augustin Ribeiro, nº 1.350, no bairro Ipiranga. Ela é comandada pelo major Otemar Maia Bianchini.

Subordinado ao Comando de Policiamento de Choque (CPChq), o 6º BPChq conta com 15 viaturas e um efetivo com cerca de 90 policiais militares, mas que pode passar de 156. A tropa de pronto emprego é especialmente treinada para as atividades de alto risco.

“A nova estrutura irá auxiliar na intensificação de operações policiais especializadas para o combate às organizações criminosas que operam de forma transnacional, em atividades ilegais como tráfico de drogas e contrabando de armamento e mercadorias”, destacou o comandante-geral da Brigada Militar, o coronel Vanius Cesar Santarosa.

“Também irá representar um reforço importante para a repressão de crimes rurais típicos da região, como o abigeato e o furto de maquinários e insumos agrícolas, característica marcante da região”, acrescentou o coronel Vanius Cesar Santarosa. A execução de tarefas de restauração da ordem pública, controle de distúrbios e, principalmente, ocorrências de grande proporção, também está prevista pela nova unidade.

Com atuação na região da Fronteira Oeste do Estado com o Uruguai e a Argentina, a área de abrangência do 6º BPChq compreende os municípios de Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Garruchos, Hulha Negra, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana da Boa Vista, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana e Vila Nova do Sul.

A Brigada Militar já possui o 1º BPChq de Porto Alegre, o 2º BPChq de Santa Maria, o 3º BPChq de Passo Fundo, o 4º BPChq de Caxias do Sul e o 5º BPChq de Pelotas. 

Fonte: Correio do Povo