*Setembro Amarelo*

*#abracequemteprotege*

Essa é uma Campanha da Fundação Cel Walter Peracchi de Barcellos, Fundação de Proteção Social da Família Militar.A missão estatutária e social da FunPeracchi abrange a totalidade da família militar, de Soldado a Coronel, familiares e pensionistas militares. Contudo, o escopo do trabalho também se estende a Associados civis, especialmente àqueles vinculados às carreiras da segurança pública.

A Fundação é uma Entidade de direito privado, sem caráter político ou ideológico e independente das diversas Associações de Classe que representam os militares estaduais; entretanto, na busca do bem-estar social da família militar, atua em sinergia com as Entidades, com auxílio do Comando das Corporações e, especialmente, com o apoio da Sociedade Gaúcha.

Desde meados de 2018, a Fundação vem buscando formas de alertar sociedade e o meio político acerca do gravíssimo mal que assola os Militares gaúchos, numa proporção quatro vezes maior que a do número geral de suicídios no Brasil e o dobro do índice do RS. São números assustadores, que merecem a atenção integral da sociedade!

Buscamos alertar a sociedade e ao Governo, especialmente o atual de Eduardo e Ranolfo, cuja sanha arrecadadora, com apoio da maioria dos Deputados, sob a Liderança de F. Antunes, aprovaram um bloco de leis restritivas de direitos dos militares e com caráter confiscatório, com maior gravidade aos inativos. O governo de Eduardo/Ranolfo, de tantas *Façanhas*, empenhou-se em retirar Direitos constitucionais dos ME, enquanto estende direitos inconstitucionais a outras categorias.

Essa medida, associada aos mais de 50 meses de atrasos de salários, iniciada no Governo Sartori e saneada recentemente, infelizmente, contribui com esse quadro epidêmico de suicídios entre os militares gaúchos.

*A PEÇA DE TEATRO*

EM 2019, a Fundação, com apoio de uma de nossas Associações de ME, criou uma cartilha, para que entre colegas e familiares, as pessoas pudessem identificar possíveis sujeitos com o sintoma dessa grave doença, que arrasta famílias à ruína. Esposa, filhos, pais, parentes e amigos, que restam com sequelas gravíssimas e para as quais o Estado não dá assistência. A Fundação se apresenta para auxiliar nessa dimensão preciosa da proteção social, que é a proteção à saúde e, em especial, a saúde mental.

Já neste ano de 2021, na Campanha do Setembro Amarelo, a FUNDAÇÃO PERACCHI DE PROTEÇÃO SOCIAL DA FAMILIA MILITAR criou uma peça, singela, mas que busca mostrar esse triste drama que envolve suicidas e seus familiares.

Essa peça estará sendo apresentada de 13 a 17 Set, no auditório do QCG, autorizado que foi pelo Comando da BM. Esperamos que seja um suporte #abracequemteprotege, levada também as Unidades do interior, enquanto também vamos buscar o apoio da ABAMF, ASSTBM, AOFERGS, ASOFBM e ADPERGS, nessa divulgação da peça para unindo forças, buscar minimizar esse mal, suprindo lacunas do atual Governo Eduardo/Ranolfo, que parece indiferente à gravidade da situação.

Assim, convidamos a todos para prestigiarem e se unirem à Fundação Peracchi nessa causa urgente e vital à família militar!

Cel Marcos Paulo Beck, presidente da Fundação Walter Peracchi de Barcellos.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
WhatsApp ASSTBM